segunda-feira, 9 de novembro de 2020

História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 01 (4 bimestre) Recuperação, Revisão e Aprofundamento do 1º Bimestre!!

  Bom  Diaaaaaa Amadinhos ... Parabéns a todos vocês que chegaram até aqui firmes e fortes ... Agora é hora de Recordar através da revisão de conteúdo pra quem fez tudo e hora de recuperar para aqueles que deram uma escorregada no tomate no meio do percurso, coisa que acontece, porque ninguém pode prever que vai ficar sem internet, sem celular, ou viajar no meio desse turbilhão de emoções !!! O importante é a disposição de correr atrás do tempo perdido !!! Então bora lá ... 


** Esse 4 Bimestre vamos fazer uma Revisão, Recuperação e Aprofundamento de conteúdo !! cada bimestre que já passou será dividido de 3 a 4 partes dentro do mesmo link de acesso ... porque assim a gente consegue trabalhar todos os tempos dentro de uma linha de raciocínio só, que fica muito mais fácil de entender !!! 


PARTE 1 - 1º bimestre!! 8 Ano A ... 

Nesta primeira aula, nós começamos falando sobre o Iluminismo, que é justamente quando após passar por um processo de modernização com o Renascimento começou a agir e pensar de forma diferente, mais evoluída para a época. É através das ideias Iluministas que os Europeus começam a questionar a ciência ou seja, tudo devia ser pesquisado, testado, desenvolvido e aplicado pra saber se iria dar certo, os iluministas tem uma visão de mundo coerente. Assista a vídeo aula, façam anotações no caderno e se preparem para responder as atividades. 



ATIVIDADE - Importante só responda as questões se assistiu a vídeo aula, caso contrario volte assista e ai sim responda as questões!! 

1  - Após assistir a vídeo aula, defina com as suas palavras o que foi o movimento Iluminista na Europa? quem fazia parte dele e porque se identificavam com esse movimento ?

________________________________________________________________

2 - Para os Iluministas o acesso ao conhecimento conduzia inevitavelmente ao progresso e a felicidade. Ou seja, quanto mais se estuda pra saber das coisas ao seu redor, mais conhecimento sobre tudo ao seu redor você adquiri e menos ignorante se torna Agora responda O que você acha sobre o conhecimento ? Você aplica essa prática no seu dia a dia ? Você se permite adquirir conhecimento ou não, você quer saber de brincar?

_____________________________________________________________________________

3 - Qual a contribuição Iluminista para a Europa e para o mundo? Elas ainda são validas hoje em dia ? Explique sua resposta.

__________________________________________________________________________________

PARTE 2 - 1º bimestre!! 8 Ano A ... 

As ideias Iluministas revolucionaram o mundo, carregando a Europa para o um ritmo de evolução bastante avançado, com isso as famílias reais estavam comprometidas, aquele sistema fechado de passar o trono já estava sendo questionado por algumas famílias reais, e isso gerou uma Revolução na Inglaterra, assista a vídeo aula, anote no caderno e se prepare para responder as questões de fixação. 



ATIVIDADE - Importante só responda as questões se assistiu a vídeo aula, caso contrario volte assista e ai sim responda as questões!! 

1 - Na Inglaterra do século XVII, as disputas entre o parlamento e a monarquia desembocaram em uma guerra civil (1642-1649). Sobre o assunto, responda:

a - O que é uma Guerra Civil?______________

b- Que grupos sociais e religiosos lutaram ao lado do rei? Quais lutaram ao lado do Parlamento?

________________________________________

c- Qual foi o desfecho da Guerra Civil?_______________________________________________

2 - Elabora em seu caderno uma ficha técnica sobre a Revolução Gloriosa. 

O que foi? ________________________________________________________

Mudanças que ocorreram por conta dessa revolução.____________________________________

Relação da revolução Gloriosa com a Revolução Industrial na Inglaterra. ____________________

PARTE 3 - 1º bimestre!! 8 Ano A ... 

Podemos notar desde a aula 1 que o Iluminismo é o fato que carregou a Europa nesse período, passamos pela revolução inglesa na aula 2 e chegamos a Revolução Industrial, a revolução do capital é nesse período que a Europa se despede de verdade do Feudalismos que era uma sistema econômico de troca, para fortalecer o sistema Capitalista onde quem tem dinheiro precisa empobrecer cada vez mais que nao tem dinheiro para poder se manter no poder e como a gente faz isso, através da mudança do sistema de fabricas, se o homem consegue fazer 10 peças por hora uma maquina consegue fazer 50 peças por hora, assim o dono da fabrica tem a possibilidade de vender para mais pessoas, dessa forma o capitalismo vai tomando forma e surge um fenômeno bem conhecido hoje por todos os adultos que é o desemprego. Assistam a vídeo aula, façam anotações no caderno e depois respondam as atividades. 



ATIVIDADE - Importante só responda as questões se assistiu a vídeo aula, caso contrario volte assista e ai sim responda as questões!! 

1 - Após a vídeo aula, faça uma lista sobre a revolução industrial, pode ser em forma de tabela, desde que sejam respondidas as seguintes questões de revisão do conteúdo. 

a - Onde e quando começou a Revolução Industrial ?

b- Razões do porque os inglês foram os pioneiros ou seja os primeiros a começar com essa revolução que transferia toda a produção manual (com as mãos) para as maquinas. 

c- Maquina que se tornou o símbolo da Revolução Industrial. 

d- Investimentos que revolucionaram que tornaram o mundo mais moderno nos meios de transporte do século XIX.

e - Para toda revolução existe uma oposição, pessoas que lutam por melhorias nas condições de trabalho e vida, por isso durante a Revolução industrial foram surgindo Grupos Sociais (grupos de pessoas que se organizam para lutar por melhorias) quais eram esses grupos?


PARTE 4 - 1º bimestre!! 8 Ano A ... 

O iluminismo foi o responsável por abrir a mente das pessoas na Europa, ele trouxe com ele os questionamentos de uma sociedade sem valores onde os excluídos continuavam excluídos e quem fazia parte da alta nobreza e da igreja estavam cada vez mais exaltados. A modernização chegou e com ela a necessidade politicas que pudesse dar valores para a sociedade e a percursora nisso foi a França, que já era na época um país bem mais politizado, que tinha mais politica do que os outros, assim deu-se inicio ao processo da Revolução Francesa que é aplicado até hoje no modelo de politica mundial que conhecemos. Assista a vídeo aula, faça anotações no caderno e depois responda as atividades. 



ATIVIDADE - Importante só responda as questões se assistiu a vídeo aula, caso contrario volte assista e ai sim responda as questões!! 

1 - Com base nas informações a seguir responda as questões. Lembrando que para esta atividade o aluno precisará desenvolver os seus conhecimentos fantásticos em Matemática. 

População Francesa as vésperas da Revolução.

Clero

280 mil

Nobreza

840 mil

Terceiro Estado

26 milhões e 880mil

Total

28 milhões

 a - Transforme os dados da tabela em porcentagens (EX: qual a porcentagem de 280mil levando em consideração o valor total da população francesa )

b - Transforme as porcentagens em um gráfico, que pode ser de colunas ou de pizza para que possamos ver de forma representativa / Ilustrativa a distribuição da população francesa.

c - Agora que conseguimos visualizar as desigualdades da época. Com base no que você assistiu da vídeo aula faça uma dissertação argumentativa, ou seja, você tem que explicar porque essa desigualdade exista. 

Bom galerinha esse foi o nosso resumo de aprofundamento, recuperação e revisão do conteúdo do 1º bimestre, espero que ajude vocês a ficarem mais espertos ainda !!! Pra quem tiver alguma duvida e quiser relembrar algo, os links das aulas anteriores ficaram disponíveis aqui em baixo!! Boa aula !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário