segunda-feira, 27 de julho de 2020

História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 04 (2 bimestre)

Oláaaaa meninos e meninas !!!! 
A gente já viu la no primeiro bimestre os Incas, Maias e Astecas, e agora vamos ver como a Espanha colonizou o território dessas Civilizações ... A ultima aula desse bimestre vai falar sobre A Conquista e Colonização da América Espanhola!!


A conquista espanhola aconteceu de forma brutal para os indígenas que ocupavam os territórios, numa disputa por terra com Portugal e para ver quem se beneficiava mais com territórios cheios de ouro, solo fértil e outras combinações os Espanhóis sem terem o menor respeito pelas civilizações que habitavam os territórios e pelas suas culturas, entrou em embates épicos levando a óbito quase toda a população Inca,Maia e Asteca. Veja a imagem a baixo e responda as questões no final da pagina em rosa. 


** As pessoas representadas na imagem desta página são guerreiros astecas. Onde eles parecem estar? O que parece estar fazendo ? Você reparou no canto direito há um asteca caído na escada, de cabeça para baixo? Na imagem eles parecem estar festejando ou resistindo a um ataque?

Respondida as questões acima, vocês puderam observar que não foi fácil essa colonização, vamos assistir a vídeo aula e entender um pouco mais sobre como foi esse processo!!!


Palavras Chave desse período: 

*MITA: antigo habito inca pelo qual os habitantes das aldeias eram obrigados a realizar serviços gratuitos para o Império Inca durante alguns dias por ano. Esse habito foi Adaptado pelo espanhóis. 

**ENCOMIENDA: era o direito dado ao colo espanhol que tinha o nome de Encomendero de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas por certo período. E claro para que o colono pudesse usar esse índio/ escravo o mesmo deveria pagar impostos a metrópole Espanha. 

***ADELANTDOS ou adiantado em tradução livre do espanhol para o português, recebiam dos Reis da Espanha o poder politico e militar na América, mas eram obrigados a enviar a metrópole Espanha um quinto ( 1/5) de toda a riqueza extraída e produzida nas áreas conquistadas por eles. 

****CHAPETONES: colonos nascidos na Espanha, também chamados de peninsulares; ocupavam os principais cargos políticos, militares e religiosos e tinham enorme privilégios. 
 
*****CRIOLLOS: filhos de espanhóis nascidos na América. Eram ricos fazendeiros, donos de minas e grandes comerciantes. Não podiam ocupar altos cargos, exceto o de vereador nas Câmaras Municipais também chamadas de Cabildos.

******MESTIÇOS: filhos de espanhóis ou criollos com índias ou africanas, ocupavam funções de pouco prestígios como pedreiros, carpinteiros, ferreiros e capatazes de fazenda.  


Esse tema embora cheio de palavras e entendimentos novos é de fácil compreensão, para fixarmos mais um pouco sobre o que aconteceu na AMERICA ESPANHOLA, leiam com atenção o texto e respondam as questões que funcionam como um roteiro de aprendizagem e interpretação do texto. Lembrando que a leitura é fundamental para que vocês consigam responder o que se pede, não precisa copiar nada no caderno apenas as respostas. 



Atividades: Leiam com atenção e respondam as questões no caderno!!






Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 



quinta-feira, 23 de julho de 2020

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 04 (2 bimestre)

Bom dia meus bebês!!! hahahahahahahahahahahahaaha 

Na aula anterior falamos sobre a Mesopotâmia, e assim encerramos os estudos do continente Africano e Asiático, agora caminhando e dando a volta ao mundo chegamos na América, e trataremos nessa aula de estudar sobre Os Povos Indígenas da América - ou Ameríndios (junção de Americano com Índio).

 América no seu todo foi ocupada por povo indígenas, descendentes da civilização mongol, por isso dos olhos puxados, da pele morena, mas não temos um povo igual em toda a América, para cada parte do continente temos um tipo de civilização indígena, na America do sul temos os Tupiniquins, por exemplo, na America central na região do México, temos os Maias, Incas e Astecas, na America do norte temos os índios Aborígenes!! E agora vamos testar pra ver se vocês entenderam o que acontece na América!!Desenrola a Atividade no caderno, e preste atenção nas imagens e legendas em amarelo !!


Os povos indígenas das Américas mais conhecidos são os Incas - Maias e Astecas que viveram entre as regiões do Peru na America do Sul e do México na América do Norte, mas o continente é grande e cheio de civilizações, assistam a vídeo aula para que adquirirem conhecimento sobre os nossos descendentes!!!

Complemento da Vídeo Aula !!Bem explicadinho!! Bem fácil de entender PANDINHaaaaaAAAASS


ATIVIDADE 1 - Faça uma pesquisa pequena sobre os povos indígenas da America, levando em consideração as características e regiões onde estão localizados ou onde já estiveram localizados!!

ATIVIDADE 2 - Para fazer essa atividade você deve ter realizado a atividade anterior, observe atentamente as imagens e responda a questão com justificativa!!


ATIVIDADE 3 - Leia com Atenção ao texto da atividade e responda as questões abaixo de acordo com o que foi lido e interpretado do texto!!



ATIVIDADE 4 - essa atividade é complementar de leitura, leiam o texto e respondam as questões de acordo com o que pede !!



Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 



segunda-feira, 20 de julho de 2020

História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 04 (2 bimestre)

Bommmm diaaaa meninos e meninas !! Tudo bem com vocêeeeessss!!!

Enfim chegamos na Chegada da Família Real ao Brasil !!! Na aula anterior nos falamos sobre o processo de independência da America espanhola e por este motivo e por outros que vamos tratar a seguir a Família Real Portugueses decidiu se instalar em terras Tupiniquins, vejamos a seguir os fatos que trouxeram a família real para o Brasil. 

Por conta do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte que impedia os países da Europa de comercializarem ou fazer acordos com a Inglaterra a Família Real Portuguesa não teve outra alternativa se não de vir para o Brasil, Portugal tinha uma divida imensurável com a França o que fazia com que o país se enquadrassem nesse bloqueio, porem também tinha muitos acordos e empréstimos com a Inglaterra e não poderia lhe virarem as costas dessa forma, assim a Família Real fugindo das invasões e investidas de Napoleão se direciona ao Brasil onde se instalou e ficou no poder até a independência do país, organizada por Dom Pedro I. 


Se liga na linha de raciocínio !!


Entendido o Raciocínio, se liga na aula completa !!! É pra Assistir e anotar os pontos principais em GAtiCimos!!!!


Mais Professora que vídeo curtinho, não entendi nadaaaaaaaaaaa!!!! Então se liga no Vídeo a seguir com detalhes a mais!!! 

Agora sem Churumelas !!! Bora para as atividades que eu to sendo muitoooooo generosa nessa aula de não passar muita coisa !!

ATIVIDADE 1 - LEIA COM ATENÇÃO AOS DOIS TEXTOS E RESPONDA A ATIVIDADE !! 


ATIVIDADE 2 - LEIA AS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO !!





Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

quarta-feira, 15 de julho de 2020

História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 03 (2 bimestre)

Bom dia Pandinhas !!!! 
Na aula anterior falamos sobre a Independência dos EUA e a formação do território também, ainda falando de América, vamos nesta aula falar sobre a Independência da América Espanhola, ou seja a independência de todos os países que forma colonizados pelos Espanhóis ... Beleza , Belezuda neh ... Bora la entender essa bagaça!!!!

Assistam a Vídeo Aula e façam anotações pertinentes, pois vocês irão utilizar para responder as atividades, no fim da vídeo aula LEIAM com atenção o resumo. 


Resumão: O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Ao mesmo tempo em que houve toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já tinham, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada).

No final do século XVIII, a ascensão de Napoleão frente ao Estado francês e a demanda britânica e norte-americana pela expansão de seus mercados consumidores serão dois pontos cruciais para a independência. A França, pelo descumprimento do Bloqueio Continental, invadiu a Espanha, desestabilizando a autoridade do governo sob as colônias. Além disso, Estados Unidos e Inglaterra tinham grandes interesses econômicos a serem alcançados com o fim do monopólio comercial espanhol na região.

É nesse momento, no início do século XIX, que a mobilização ganha seus primeiros contornos. A restauração da autoridade colonial espanhola seria o estopim do levante capitaneado pelos criollos. Contando com o apoio financeiro anglo-americano, os criollos convocaram as populações coloniais a se rebelarem contra a Espanha. Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin. Organizando exércitos pelas porções norte e sul da América, ambos sequenciaram a proclamação de independência de vários países latino-americanos.

No ano de 1826, com toda América Latina independente, as novas nações reuniram-se no Congresso do Panamá. Nele, Simon Bolívar defendia um amplo projeto de solidariedade e integração político-econômica entre as nações latino-americanas. No entanto, Estados Unidos e Inglaterra se opuseram a esse projeto, que ameaçava seus interesses econômicos no continente. Com isso, a América Latina acabou mantendo-se fragmentada.

O desfecho do processo de independência, no entanto, não significou a radical transformação da situação socioeconômica vivida pelas populações latino-americanas. A dependência econômica em relação às potências capitalistas e a manutenção dos privilégios das elites locais fizeram com que muitos dos problemas da antiga América Hispânica permanecessem presentes ao longo da História latino-americana.


ATIVIDADE 1 - RESPONDA NO CADERNO AS ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEXTO ACIMA!


ATIVIDADE 2 - LEIA O TEXTO COM A ATENÇÃO SOBRE SÍMOM BOLIVAR E RESPONDA NO CADERNO AS QUESTÕES.  


XXXXxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxXXXXXXXxxxxxxxxxXXXXXXXXXxxxxxxxxxxxxxxxxxXXX

Não podemos falar de independência na America e esquecer do Haiti, que tem grande representação inclusive por ser um país de origem negra brigando pela sua liberdade com Branco Europeus que se julgavam mais fortes e inteligentes apenas pela tom de pele ser branco. 

"Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.

Com o advento da revolução, membros da elite e escravos vislumbram a oportunidade de dar fim às exigências impostas pelo pacto colonial francês. Contudo, enquanto a elite buscava maior autonomia política para a expansão de seus interesses, os escravos de origem africana queriam uma grande execução dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade provenientes da França revolucionária. Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência.

Em 1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim ao domínio exercido pela ínfima elite branca que controlava os poderes e instituições políticas do local. Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Três anos mais tarde, quando a França esteve dominada pelas classes populares, o governo metropolitano decidiu acabar com a escravidão em todas as suas colônias.

A essa altura, a população de escravos haitiana já havia lavrado a sua liberdade. Contudo, as lutas responsáveis pela consolidação dessa nova realidade estariam longe de chegar ao seu fim. No ano de 1801, Louverture empreendeu uma nova mobilização que estendeu a liberdade para os escravos da região da ilha colonizada pelos espanhóis, que hoje corresponde à República Dominicana. Nesse período, Napoleão Bonaparte assumia a França e se mostrou contrário a perda desse importante domínio colonial.

No ano de 1803, Bonaparte enviou um grande exército que, sob o comando de Charles Leclerc, conseguiu deter Toussaint Louverture. Logo em seguida, o líder revolucionário acabou falecendo em uma prisão francesa. Apesar desse grande revés, os revolucionários haitianos contaram com a liderança de Jacques Dessalines para derrotar as forças do exército francês e, finalmente, proclamar a independência do Haiti. Logo em seguida, Dessalines foi alçado à condição de imperador do novo país.

Somente no ano de 1806, quando Dessalines foi traído e assassinado por Alexandre Pétion e Henri Christophe, o Haiti passou a adotar o regime republicano. O reconhecimento da independência daquele país só aconteceria no ano de 1825, quando o governo francês recebeu uma indenização de 150 milhões de francos. Depois disso, mesmo vivenciando diversos problemas, a notícia da independência no Haiti inspirou a revolta de escravos em diferentes regiões do continente americano." fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/independencia-haiti.htm



LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO A SEGUIR: 


ATIVIDADE 1 - LEIA COM ATENÇÃO OS ENUNCIADOS E RESPONDA NO CADERNO AS ATIVIDADES. 



ATIVIDADE COMPLEMENTAR: LEIA  TEXTO E RESPONDA NO CADERNO. 




Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 


História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 03 (2 bimestre)

Para esta aula falaremos sobre as GRANDES NAVEGAÇÕES ... o que levou os portugueses e espanhóis a se lançarem ao mar em busca de tecido, especiarias e sem intenção alguma porém visualizando vantagens o "encontramento" de terras o que mais tarde chamaríamos de America e depois de Brasil, Argentina, Chile, México, EUA, Canada e por ai vai. 

Encontramento = palavra de fácil compreensão para o que aconteceu com os europeus na America, uma vez que descoberta ela já havia sido pela população indígenas que aqui vivia. 

Para tratarmos com leveza esse tema vamos assistir a um trecho de Episódio de Chapolin Colorado como Cristovam Colombo que ele se lança ao Mar e encontra a America. O objetivo é que vocês percebam a precariedade de informações que eles tinham, o que possuíam era apenas um mapa e uma bussola que indica os pontos cardeais. Além da precariedade de informação eles eram muito supersticiosos e acreditavam que alem daquilo que não podiam ver no oceano existia um imenso mar de perigos, com cobras marinhas que derrubavam as embarcações, buracos no meio do oceano que te levavam para o fundo mar, conceitos que foram construídos nos tempos de Grécia Antiga com os relatos de a Odisseia. O medo de viajar era tão grande que a todo momento eles tentavam encontrar novas rotas que os tirassem desses desafios marítimos contado pelos seus ancestrais, dessa forma encontram muitos lugares e puderam fazer muito comercio entre nações, principalmente de especiarias que naquela época custavam verdadeiras fortunas (especiarias: Canela, Açafrão, Cravo, Nos Moscada, Pimenta, Gengibre e etc.)



Inicialmente que se lança ao mar são os Portugueses que nessa época era uma nação muito forte e cheia de riquezas que pudessem patrocinar essas navegações, posteriormente os reis Fernando e Isabel da Espanha também se lançaram ao mar, todos com o mesmo objetivo chegar as Índias para comprar e vender especiarias. De 1419 - 1498 os portugueses conseguiram fazer a sua rota marítima até as indicas sem maiores problemáticas até que em 1500 chegaram as Américas varias embarcações portuguesas achando que estavam indo as Índias vender e comprar especiarias, o que eles aviam encontrado era muito mais valioso do que "temperos" nessas terras tinha ouro, tinha madeira, tinha especiarias e não tinha "dono" os europeus nunca consideraram alguém que não fosse Branco e Europeu como gente, assim eles contam que descobriram o Brasil ou mesmo a America, mas esse território já havia sido descoberto e estava habitado por povos cheios de cultura e costumes assim como os Europeus, porém não foram respeitados por conta da ambição do ser humano. E assim então chegamos a um empasse, a America com quem ficaria cada território? Portugal com a necessidade de cravar sua bandeira de posse em solo americano mandou navegadores até as Américas tomar posse do que seria seu, já no território que seria chamado de Brasil futuramente. Enquanto os Espanhóis ficariam com quase todo o território que sobrou indo da America do Sul até a America Central onde está o México. Esse é um resumo básico sobre as grandes navegações, assistam agora a Vídeo Aula para que entendam e possam realizar as atividades. 




ATIVIDADE 1 -  LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO... 



ATIVIDADE 2 -  LEIA AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO COM ATENÇÃO E RESPONDA NO CADERNO DA FORMA QUE SE PEDE NO ENUNCIADO. 






Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 03 (2 bimestre)

Na Aula Anterior falamos sobre o Egito e a Africa ... Nesta aula falaremos sobre outra grande civilização na mesma região a MESOPOTÂMIA. 

A civilização da Mesopotâmia é uma das mais antigas do mundo e nos deixou um grande tesouro em objetos arqueológicos. A palavra que deu origem ao nome dessa civilização vem do grego e tem o significado "entre rios", logo todas as vezes que falarmos Mesopotâmia estamos falando entre rios, isso porque a Mesopotâmia esta localizada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje esta localizado o Iraque, a Síria e uma faixa pequena da Turquia, podemos dizer que a Mesopotâmia então é um território que se divide entre Asia e Africa. Pela sua localização privilegiada que faziam as pessoas terem livre acesso entre Oriente e Ocidente fez com que muitos povos se firmassem naquele território que são eles: Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios, Caldeus. Cada uma desses civilizações tinham suas regras e contribuições para o que chamamos contribuição arqueológica. Veja agora as Vídeo Aulas sobre o Assunto e faça suas anotações se necessário. 


As Grandes Civilizações - Mesopotâmia Ilustrada - Parte 1 e 2 !!



Vídeo aula - Mesopotâmia!!


ATIVIDADE 1 - 

A NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE É SOBRE O CÓDIGO DE HAMURABI QUE VAI DETERMINAR AS PENALIDADES PARA TODOS AQUELES QUE NÃO SEGUIREM O CÓDIGO OU AS LEIS DAS COMUNIDADES ESTABELECIDAS NA MESOPOTÂMIA, O CÓDIGO DE HAMURABI VAI ESTABELECER QUE TUDO QUE SE FEZ DEVE SER PAGO OU COMO NÓS DIZEMOS - OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE, QUE É UM DITADO POPULAR QUE DIZ QUE DA FORMA QUE VOCÊ FEZ VOCÊ DEVE PAGAR, POR TANTO UM LADRÃO QUE UTILIZA AS MÃOS PARA ROUBAR TERIAM AS MÃOS AMPUTADAS PARA QUE NUNCA MAIS ROUBASSE E ATÉ OS DIAS DE HOJE LEIS COMO ESSA SÃO UTILIZADAS NO ORIENTE MÉDIO. 



ATIVIDADE 2 - 

RESPONDA AS ATIVIDADES DE ACORDO COM O PEDE O ENUNCIADO!!



ATIVIDADE 3 - 

LEIA ATENTAMENTE O CÓDIGO DE HAMURABI E O CONDIGO PENAL BRASILEIRO E FAÇA AS COMPARAÇÕES QUE PEDE A ATIVIDADE. 


Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Português - Professora Thiara – 7º ano A e 8ºano A, B, C- Aula 02 (2º bimestre)

Bom tarde pessoal! Tudo bem com vocês? Como o Combinado não sai caro ... o que a gente tem que fazer antes perguntar ????? 


R: LEEEEER!!! A leitura não mata, fortalece!!

Bora lá? Bora....

Ah tá (está) e Ata – existe diferença?

 

Uma grande diferença entre os dois, e se você compreender e passar a usar o correto pode te salvar de uma grande vergonha ou fazer toda a diferença na hora de uma conversa escrita com alguém!!

 

Qual o significado da palavra ATA? Vejamos:

 

Exemplos:

...divulgou sua ata da reunião do grêmio estudantil realizada nos dias 23 e 24 de junho;

...pois eles "não assinaram a ata de formação do grupo"

Ainda hoje, o comitê revela a ata da avaliação dos alunos

leram a ata da herança.


Ah tá, é uma linguagem informal do dia a dia, você saberia dizer a qual classe gramatical pertence? E para que usamos tanto e de forma tão errônea?

Leia com atenção para não errar mais!!

ah interjeição que exprime alegria, tristeza, dor; compaixão: ah, como sofro! Exprime alegria, admiração, beleza: ah, que dia mais...

Interjeição Indica uma interrupção na fala, no comportamento de alguém; basta: tá, já entendi! Expressão de concordância, de...

A expressão popular “Ah, tá!” é formada pela interjeição ah (que exprime espanto, admiração, surpresa, desapontamento,…) e pela forma verbal está, forma conjugada do verbo estar, com supressão do seu fonema inicial, ficando tá.

Exemplos:

Ah, tá! Já entendi! Obrigada pela ajuda!

Você quer que eu faça isso? Ah, tá! Vou já!

Ele disse que desta vez vai chegar na hora marcada? Ah, tá!

 

https://www.dicio.com.br/

encontre o significado destas palavras

e muitas outras no link,

 não pague micos,

fique por dentro

 e ainda aprenda a escrever

corretamente as palavras!!

ATENÇÃO PARA:

Atividades no link do google forms abaixo: Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Sexta Inter 8 e 9 ano - História e Português - Professora Thiara e Anne - Aula 01 (2 bimestre)


Haaa quem pensou que não ia ter mais SEXTA INTER se danou !!! Olha a gente aqui outra vez insistindo que vocês precisam ter senso crítico, auto conhecimento, reflexão sobre o mundo ... 


Analisa ai quantas atividades nós ja passamos para vocês com o objetivo de fazer com que vocês leiam e entendam o que esta acontecendo, expressão opiniões .... Analisou??? Então bora pra mais uma ... essa vem da Alma, é a reflexão do ser, o ser humano que você é  e onde quer chegar!! As pedras vão existir, as dificuldades serão inúmeras, mas a vida é LUTA, PERSEVERANÇA, AMOR, CORAGEM, FÉ ... 

A atividade dessa semana é uma reflexão sobre quem vocês são, vamos apresentar a História do Musico Rodolfo Abrantes para que vocês entendam o sentido da atividade e da auto-reflexão ... Assistam a entrevista dele com o Danilo Gentili façam uma auto reflexão de vocês mesmos se precisar anote no caderno tudo que você achar pertinente sobre quem é você e quais os seus objetivos na vida, os seus sonhos. 



História do Rodolfo ... 

Era uma vez um muleque filhos de médicos nordestinos que vivia em Brasilia e gostava muito de Rock, e conheceu em um bar um cara que mais tarde vai virar seu melhor amigo e companheiro de banda, sim eles montou uma banda chamada Raimundos (https://www.youtube.com/watch?v=kJw3dHMXTu8), musicas pesadas em sua primeira fase, depois quando começaram a fazer sucesso um pouco mais pop rock, mas sempre com muito essência e verdade, lembrando que nas duas fases as musicas são para maiores de 16 anos. Chegou um dia que de tanta loucura na vida ele precisava mudar e como mudar? Como aceitar a mudança?? ele que nem sabia o que era a vida porque nunca tinha se permitido viver, já que passava a maior parte do tempo alimentando uma rebeldia que estava consumindo  ele a cada dia. Enfim ele percebeu que precisava mudar e foi extremamente criticado por isso, o meio que ele vivia que aceitava que ele pudesse mudar, que ele pudesse dar um rumo na vida. O resto vocês conseguem pegar na entrevista do que foi a trajetória dele. 

Sem entrar em detalhes porque o objetivo não é evangelizar ninguém e sim fazer com que vocês entendam que vocês são donos da vida de vocês, são donos do destino de vocês e que pode mudar são vocês e não os outros por vocês, então reflitam sobre as questões a baixo e anotem se for preciso as respostas: 

  1. você sabe quem são os seus amigos e porque eles são seus amigos?
  2. você tem sonhos?
  3. você sabe o que queria muda na sua vida?
  4. você já olhou a grama do vizinho pra ver se ela realmente é mais verde do que a sua ou ele simplesmente joga tinta verde nela todos os dias pra disfarçar o amarelo das folhas secas?
  5. qual a sua expectativa de vida ?
  6. Porque você se revolta com coisas bobas ? será que te falta gratidão, maturidade?
  7. você tem esperança na vida ? Fé ? Perseverança? ou você é uma derrotado que se conforma com o pouco que tem e acha que nada vai mudar ?
  8. Já pensou que pra mudar só depende de você porque a vida é sua e não quem esta a sua volta?
  9. O que te deixa triste ?
  10. Já parou pra entender a sua tristeza? de onde ela vem ? e porque vem ? será que não é ingratidão ?

Refletiu ???????? agora vamos ouvir a musica que o Rodolfo esta lançando, a letra fala sobre a trajetória dele até esse momento, segue abaixo a musica e a letra comentada por nós para ajudar na interpretação. 

                                                          Letra - Um Presente Para o Futuro

Interpretação:

Dá-me ouvidos pra ouvir...

[...]Teu Espírito que me chama (2x)

A introdução da musica fala sobre o momento que ele precisava acreditar em alguma para poder ter força de mudar, ele teve um chamado e se tornou cristão (O que não significa que todos tem que seguir o mesmo caminho, mas temos que ser perseverantes e acreditar em alguma coisa porque a vida esta acontecendo enquanto a gente finge que não)

Eu bem que tentei ficar igual

Sonhando com o Sol em plena luz do dia

Dormindo enquanto a vida acontecia

 

Nessa passagem ele fala justamente sobre o que ele comenta na entrevista.

 

Ele tentou continuar com a mesma vida, só que quando a gente se propõe a mudar, se propõe a viver, a lutar por aquilo que agente quer a vida muda, a gente muda, coisas que faziam sentido, passam a não fazer mais e conforme a gente cresce, amadurece e quando olha pra trás percebe o quanto a gente era raso e precisava mudar, evoluir assim é a vida um aprendizado constante e quem nega isso fica para trás.

Mas ouvi o som dos Teus passos

E de repente acordei em Teus braços

Eu vi, no mundo onde estou

E do qual já não sou

Teu amor deseja vir

 

Aqui ele fala sobre a evangelização dele, a aceitação dele na religião.

 

Vejam bem cada um evolui de uma maneira ele aceitou a igreja cristã para crescer e poder evoluir como ser humano, nem todos escolhem o mesmo caminho o que realmente importa é a nossa abertura para o novo, o nosso entendimento de quem somos donos da nossa vida e só nós podemos mudar a nossa condição.

Repousa sobre mim e permanece

No frio das trevas, me aquece

Me faz no dia, o mau vencer

 

Minha arma é saber que o verbo encarnou

Se fez humano, sendo divino veio a nós

E nos chamou para ser como Ele é

 

Como a musica se trata de gênero Gospel, temos algumas passagens bíblicas que são especificas ao momento dele de transição e mudança de vida.

 

Essa passagem se vocês prestarem atenção na entrevista é a parte do testemunho dele em relação a como foi tocado a mudar de vida e se converter.

Dá-me ouvidos pra ouvir...

[...]Teu Espírito que me chama (2x)

 

Deixa o vento passar

Pra ver o que continua

O que ainda está no lugar

Espera a noite passar

Pois a vida continua

Só quem procura pode achar

As vezes as nossas decisões chocam as pessoas, algumas querem nos colocar pra baixo, outras não acreditam que possamos vencer, que estaremos bem nesse caminho, o Rodolfo em especifico levou 19 anos pra se reconciliar com o seu melhor amigo e ele entender o que o Rodolfo precisava fazer por ele naquele momento. Enfim temos que tomar as redias da nossa vida e quando chegarmos La no topo onde desejamos é hora de olhar para a trás e ver o que sobrou, ver quem ficou, a vida é feita de passagens, as coisas não permanecem iguais. Vejam pela turma de vocês na escola nem todos os anos vocês estão juntos e a vida é igual cheia de altos e baixos, cheias de ventanias que nos fazem desistir, mas se soubermos que somos donos do nosso querer e do nosso destino, nenhuma ventania nos derruba, ela desestrutura, mas não nos tira do caminho.

Como um bom toca-disco, o caminho é Old School

Achei um tesouro jogado no lixo

Marcos Antigos era o nome do livro

Escrito por quem foi o que hoje eu sou

OLD SCHOOL = velha escola

Como uma boa pessoa que conhece o passado, que reconhece o passado e hoje entende o que escreveu La atrás, reconhece os erros, tem a humildade de pedir desculpa a quem feriu por imaturidade, hoje ele sabe quem é ele.

Ninguém notou onde todo mundo errou

Um professor que mal começou

E o desprezo pelas horas de voo

Das primeiras casas

Onde a luz chegou

 

As pessoas tem dificuldade de entender os seus erros e admiti-los, o Rodolfo hoje é um missionários que viajam contando a sua historia e como é importante ter maturidade pra entender a vida, as pessoas e principalmente respeita-las com humildade e caridade. Durante muito tempo ele desprezou a vida que levava ante de se converter e hoje ele sabe que aquilo ele precisava viver para o seu aprendizado.

No seu olho tem um cisco

Me disse um cego

Um segundo antes de cair no abismo

Como ovelha que conhece o pastor

Só o som da sua voz me diz: Time to go!

 

Time To Go = A Hora Chegou

 

Toda musica tem licença poética, e essa alem de contar com uma passagem bíblica também é uma licença poética para fazer uma alusão ao testemunho de que a hora havia chegado, ou mudava ou fim estaria próximo. Mais uma vez nós somos donos do nosso Destino e só nós podemos mudar o percurso da nossa vida, o que nos fortalece é a determinação se mudança se não tiver isso, não temos nada.

Ou como virgens despertando do sono

Aí vem o noivo!

Eu dormi, mas prontamente saí ao seu encontro

Não me distraí com outros

No tempo de espera eu guardava óleo na reserva

Idem ao anterior é a mesma interpretação. Determinação e vontade de mudança.

Desenterra hoje o que o céu te deu

Prepara um presente pro futuro que nasceu

Nas ruas e palácios

Aumenta o som no máximo, e roda até cair

Hoje ele colhe os frutos de toda a sua mudança, de toda a sua determinação de continuar no caminho que escolheu para trilhar, hoje ele tem caridade, humildade, respeito pelo próximo em entender sem julgar e dar o tempo que cada um precisa para a sua mudança.

Dá-me ouvidos pra ouvir...

[...]Teu Espírito que me chama (4x)