Na Aula Anterior falamos sobre o Egito e a Africa ... Nesta aula falaremos sobre outra grande civilização na mesma região a MESOPOTÂMIA.
A civilização da Mesopotâmia é uma das mais antigas do mundo e nos deixou um grande tesouro em objetos arqueológicos. A palavra que deu origem ao nome dessa civilização vem do grego e tem o significado "entre rios", logo todas as vezes que falarmos Mesopotâmia estamos falando entre rios, isso porque a Mesopotâmia esta localizada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje esta localizado o Iraque, a Síria e uma faixa pequena da Turquia, podemos dizer que a Mesopotâmia então é um território que se divide entre Asia e Africa. Pela sua localização privilegiada que faziam as pessoas terem livre acesso entre Oriente e Ocidente fez com que muitos povos se firmassem naquele território que são eles: Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios, Caldeus. Cada uma desses civilizações tinham suas regras e contribuições para o que chamamos contribuição arqueológica. Veja agora as Vídeo Aulas sobre o Assunto e faça suas anotações se necessário.
As Grandes Civilizações - Mesopotâmia Ilustrada - Parte 1 e 2 !!
Vídeo aula - Mesopotâmia!!
ATIVIDADE 1 -
A NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE É SOBRE O CÓDIGO DE HAMURABI QUE VAI DETERMINAR AS PENALIDADES PARA TODOS AQUELES QUE NÃO SEGUIREM O CÓDIGO OU AS LEIS DAS COMUNIDADES ESTABELECIDAS NA MESOPOTÂMIA, O CÓDIGO DE HAMURABI VAI ESTABELECER QUE TUDO QUE SE FEZ DEVE SER PAGO OU COMO NÓS DIZEMOS - OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE, QUE É UM DITADO POPULAR QUE DIZ QUE DA FORMA QUE VOCÊ FEZ VOCÊ DEVE PAGAR, POR TANTO UM LADRÃO QUE UTILIZA AS MÃOS PARA ROUBAR TERIAM AS MÃOS AMPUTADAS PARA QUE NUNCA MAIS ROUBASSE E ATÉ OS DIAS DE HOJE LEIS COMO ESSA SÃO UTILIZADAS NO ORIENTE MÉDIO.
ATIVIDADE 2 -
RESPONDA AS ATIVIDADES DE ACORDO COM O PEDE O ENUNCIADO!!
ATIVIDADE 3 -
LEIA ATENTAMENTE O CÓDIGO DE HAMURABI E O CONDIGO PENAL BRASILEIRO E FAÇA AS COMPARAÇÕES QUE PEDE A ATIVIDADE.
Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário