Bom dia amadinhos !!!! ... Seguimos então no 3 bimestre ...
Na aula anterior falamos sobre a Grécia e a Sua Democracia, mas não foi somente esta civilização ocidental que colaborou com o enriquecimento de sociedade, politica e economia que conhecemos hoje me dia, Roma na Italia também teve a sua colaboração e é isso que iremos ver na aula dessa semana!!
Enquanto na Grécia surge a Democracia em Roma surge o conceito de Direito, leis e Justiça. Roma foi fundada pelos Etruscos por volta do ano 600 a.C foi uma epoca de muita prosperação para o povo que vivia ali. Nessa época Roma é um conjunto de cidades que estavam em constante transformação através do comércio, prestações de serviços e mudanças na estrutura da localização fazendo com que as cidades ficassem cercadas por grandes muralhas. O tempo foi passando e as cidades começaram a se unir até virar o que conhecemos por Roma, uma monarquia foi estabelecida ali e assim começa a nossa História do povo romano para conseguirmos entender de onde surgiu as leis, o direito, a constituição de sociedade e etc. Assista a Vídeo aula com detalhes sobre esse povo que contribuiu para a base da nossa sociedade ...
Se liga no Vocabulário:
Etruscos: Povo de comerciantes e navegadores que vivia ao norte de Roma;
Patrono: Chefe da Família que devia proteger e auxiliar o cliente em troca de apoio e da lealdade dele recebida.
Patrícios: Eram os nobres romanos, donos de muitas terras e de gado e os únicos a possuir direitos políticos.
Plebeus: Formavam a maior pate da população e trabalhavam como pequenos agricultores, artesãos ou mercadores. Não tinham direito de participar do governo da cidade e podiam ser escravizados por dividas.
Clientes: Eram servidores ou protegidos do chefe de uma família com grande poder e prestigio; este chefe era chamado de Patrono. quantos mais patronos possuísse maior prestigio social e politico.
Escravizados: Prisioneiros de guerra, pessoas que não conseguiam saldar suas dividas ou que tinham sido condenadas pela justiça.
República: A palavra vem do Latim , res publica, isto é, coisa pública.
Cônsules: Havia dois cônsules, um deles comendava o exercito e outro presidia o Senado e Administrava a cidade.
Pretores: Eram responsáveis pela aplicação da justiça.
Questores: Cuidavam da arrecadação de impostos e das despesas públicas.
Edis: Eram os responsáveis pelo policiamento, pelo abastecimento, pela conservação das ruas e pela organização dos espetáculos públicos.
Censores: Faziam a contagem da população, classificando as pessoas de acordo com as posses.
Ditador: Governava Roma com plenos poderes por um período de seis meses, em caso de grave ameaça á República (guerras por exemplo) era eleito pelo senado.
Senado: Eram formado por 300 membros vitalícios ou seja, para a vida toda, todos eram patrícios e duas funções eram controlar o tesouro publico e propor a guerra ou a paz.
Assembleias de Tribos: Reunião dos cidadãos conforme o local de residencia ou de origem.
Assembleia da plebe: Composta apenas por plebeus, votavam apenas assuntos de interesse da plebe.
Assembleia Centuriata: Reunião dos cidadãos em centúrias (unidade do exercito) segundo o grau de riqueza, votava as declarações de guerra, os acordos de paz e elegia os cônsules.
Leis Licínias - Séxtias: Essas leis tem nome de seus autores, os tribunos da plebe Licínio Estolão e Lúcio Séxtio.
Cartago: Colônia fundada pelos fenícios no norte da Africa que se projetou através do comércio marítimo.
Província: Território conquistado fora da península Itálica e que devia pagar impostos a Roma.
Gália: Região onde aproximadamente estão hoje a França e a Bélgica.
Cavaleiros: O nome deriva do fato de pertencerem á cavalaria. Somente os ricos podiam ser cavaleiros, pois a cavalaria exigia dos seus integrantes armas e equipamentos caros.
Gladiador: Escravo ou prisioneiro que lutava contra outros homens e / ou feras nos anfiteatros romanos.
Reforma Agraria: Conjunto de medidas que busca tornar a posse e o uso da terra acessíveis a um maior número de pessoas ou famílias.
O IMPÉRIO ROMANO:
Roma começa como uma Monarquia que dura pouco tempo devido aos devaneios de um poder absoluto que não cuidava da população apenas de si próprios (nobreza) e depois quando passa ser República, muitos direitos são tirados da população mais pobre (plebeus) com taxas de impostos cada vez mais altas e uma nobreza divida em 27 a.C Roma deixou de ser República pra ser Império, Otávio Augusto e seus soldados conseguiram vencer a Republica de Marco Antônio. Agora na condição de Imperador ele podia criar e vetar leis e assim as fez:
1 - definiu limites para o império e enviou tropas para protege-lo
2 - distribuiu terras aos soldados e trigo a plebe.
3 - deu a administração de algumas províncias a senadores;
4- Modernizou a cidade de Roma que tinha na época cerca de 1 milhão de habitantes e agora passaram a ter um prefeito também.
o Império Romano viveu assim na PAX ROMANA cerca de quase 200 anos, e durante esse tempo a modernização foi prioridade do Império. tanto que hoje temos como contribuição dessa época o Direito, a Língua (que é umas das derivações do latim), engenharia com suas grandes pontes e dutos.
ATIVIDADE 1 - Leia com Atenção e responda no Caderno as atividades ...
ATIVIDADE 2 - Leiam atentamente sobre o Direito em Roma e respondam as questões!