terça-feira, 18 de agosto de 2020

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 02 (3 bimestre)

Bom dia amadinhos !!!! ... Seguimos então no 3 bimestre ... 


Na aula anterior falamos sobre a Grécia e a Sua Democracia, mas não foi somente esta civilização ocidental que colaborou com o enriquecimento de sociedade, politica e economia que conhecemos hoje me dia, Roma na Italia também teve a sua colaboração e é isso que iremos ver na aula dessa semana!!


Enquanto na Grécia surge a Democracia em  Roma surge o conceito de Direito, leis e Justiça. Roma foi fundada pelos Etruscos por volta do ano 600 a.C foi uma epoca de muita prosperação para o povo que vivia ali. Nessa época Roma é um conjunto de cidades que estavam em constante transformação através do comércio, prestações de serviços e mudanças na estrutura da localização fazendo com que as cidades ficassem cercadas por grandes muralhas. O tempo foi passando e as cidades começaram a se unir até virar o que conhecemos por Roma, uma monarquia foi estabelecida ali e assim começa a nossa História do povo romano para conseguirmos entender de onde surgiu as leis, o direito, a constituição de sociedade e etc. Assista a Vídeo aula com detalhes sobre esse povo que contribuiu para a base da nossa sociedade ... 

Se liga no Vocabulário: 

Etruscos: Povo de comerciantes e navegadores que vivia ao norte de Roma; 

Patrono: Chefe da Família que devia proteger e auxiliar o cliente em troca de apoio e da lealdade dele recebida. 

Patrícios: Eram os nobres romanos, donos de muitas terras e de gado e os únicos a possuir direitos políticos. 

Plebeus: Formavam a maior pate da população e trabalhavam como pequenos agricultores, artesãos ou mercadores. Não tinham direito de participar do governo da cidade e podiam ser escravizados por dividas. 

Clientes: Eram servidores ou protegidos do chefe de uma família com grande poder e prestigio; este chefe era chamado de Patrono. quantos mais patronos possuísse maior prestigio social e politico. 

Escravizados: Prisioneiros de guerra, pessoas que não conseguiam saldar suas dividas ou que tinham sido condenadas pela justiça. 

República:  A palavra vem do Latim , res publica, isto é, coisa pública. 

Cônsules: Havia dois cônsules, um deles comendava o exercito e outro presidia o Senado e Administrava a cidade. 

Pretores: Eram responsáveis pela aplicação da justiça. 

Questores: Cuidavam da arrecadação de impostos e das despesas públicas. 

Edis: Eram os responsáveis pelo policiamento, pelo abastecimento, pela conservação das ruas e pela organização dos espetáculos públicos. 

Censores: Faziam a contagem da população, classificando as pessoas de acordo com as posses. 

Ditador: Governava Roma com plenos poderes por um período de seis meses, em caso de grave ameaça á República (guerras por exemplo) era eleito pelo senado. 

Senado: Eram formado por 300 membros vitalícios ou seja, para a vida toda, todos eram patrícios e duas funções eram controlar o tesouro publico e propor a guerra ou a paz. 

Assembleias de Tribos: Reunião dos cidadãos conforme o local de residencia ou de origem. 

Assembleia da plebe: Composta apenas por plebeus, votavam apenas assuntos de interesse da plebe. 

Assembleia Centuriata: Reunião dos cidadãos em centúrias (unidade do exercito) segundo o grau de riqueza, votava as declarações de guerra, os acordos de paz e elegia os cônsules. 

Leis Licínias - Séxtias: Essas leis tem nome de seus autores, os tribunos da plebe Licínio Estolão e Lúcio Séxtio. 

Cartago: Colônia fundada pelos fenícios no norte da Africa que se projetou através do comércio marítimo. 

Província: Território conquistado fora da península Itálica e que devia pagar impostos a Roma. 

Gália: Região onde aproximadamente estão hoje a França e a Bélgica. 

Cavaleiros: O nome deriva do fato de pertencerem á cavalaria. Somente os ricos podiam ser cavaleiros, pois a cavalaria exigia dos seus integrantes armas e equipamentos caros. 

Gladiador: Escravo ou prisioneiro que lutava contra outros homens e / ou feras nos anfiteatros romanos. 

Reforma Agraria: Conjunto de medidas que busca tornar a posse e o uso da terra acessíveis a um maior número de pessoas ou famílias. 

O IMPÉRIO ROMANO: 

Roma começa como uma Monarquia que dura pouco tempo devido aos devaneios de um poder absoluto que não cuidava da população apenas de si próprios (nobreza) e depois quando passa ser República, muitos direitos são tirados da população mais pobre (plebeus) com taxas de impostos cada vez mais altas e uma nobreza divida em 27 a.C Roma deixou de ser República pra ser Império, Otávio Augusto e seus soldados conseguiram vencer a Republica de Marco Antônio. Agora na condição de Imperador ele podia criar e vetar leis e assim as fez: 

1 - definiu limites para o império e enviou tropas para protege-lo 

2 - distribuiu terras aos soldados e trigo a plebe. 

3 - deu a administração de algumas províncias a senadores; 

4- Modernizou a cidade de Roma que tinha na época cerca de 1 milhão de habitantes e agora passaram a ter um prefeito também. 

o Império Romano viveu assim na PAX ROMANA cerca de quase 200 anos, e durante esse tempo a modernização foi prioridade do Império. tanto que hoje temos como contribuição dessa época o Direito, a Língua (que é umas das derivações do latim), engenharia com suas grandes pontes e dutos.

ATIVIDADE 1 - Leia com Atenção e responda no Caderno as atividades ... 




ATIVIDADE 2 - Leiam atentamente sobre o Direito em Roma e respondam as questões!


ATIVIDADE 3 - Atividade Extra de interpretação textual. 


Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 02 (3 bimestre)

 Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Pandinhas !!!! Foffissimos !!!! Prontos para voltar as atividades ?????"!!!!!!!!!! Então vamos lá ...

Na aula anterior a muito muito tempo atrás ... hehehehe ... recomendo que você recordem a aula 1 !!! começamos falando sobre o processo de colonização do Brasil, a principio a mão de obra utilizada foi a indígena, mas após tantos massacres / combates por ganancia dos Portugueses em quererem desbravar as terras Tupiniquins e tirar dela todo o ouro e material precioso que tinham a mão de obra teve de ser substituída. Nesse momento os europeus já conheciam o território africano e não conseguiam compreender a cultura e estilo de vida dos africanos os considerando inferiores a toda a corte e nobreza dos europeus que eram cheios de protocolos sendo assim começou um processo de "posse de vidas" os europeus se sentiam no direito como colonizadores de países africanos de fazer o que quisessem com aquele povo de pele escura e com costumes muito diferentes dos deles, assim começava o processo de tráfico de negros. Homens fortes, Mulheres lindas eram trazidos as terras tupiniquins como se fosse qualquer coisa que a gente compra no mercado joga de qualquer jeito na sacola e quando chega em casa encosta em qualquer lugar. E por esse tipo de comportamento temos hoje uma massa de preconceito com os Ser Humanos de pele negra, eles ganham menos, são marginalizados pelas pessoas, se utilizando do tom de pele deles para fazer piadas de mal gosto e pra conseguir vencer na vida é uma luta contra gigantes. Se Liga na Aulinha .... 



ATIVIDADE 1 - Após ler o texto introdutório e assistir ao vídeo vamos fazer uma atividade de reflexão:



Já refletimos um pouquinho sobre como um Negro Africano se sentia cada vez que era reduzido a qualquer coisa pelos brancos europeus, com esse sentimento vamos refletir sobre o Movimento de Resistência dos Negros Africanos no Brasil. 


ATIVIDADE 2 - Agora que você conhece a história de resistência dos Negros, faça uma pesquisa de como anda essa resistência, o que mudou ao longo do tempo? Os negros não resistem mais ou não existe um movimento de resistência? Após a pesquisa monte um rap com as informações que você adquiriu e registre no caderno. (segue abaixo um exemplo de rap de resistência negra)



ATIVIDADE 3 - Leia o texto com a atenção e responda no caderno as atividades, somente respostas no caderno. 


ATIVIDADE 4 - Analisem a tabela com atenção e respondam as atividades no caderno. 





Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 01 (3 bimestre)

Queridos e Queridas chegamos ao 3 bimestre!! 
e pra dar inicio a esse bimestre continuamos na mesma linha de raciocínio que é a História do Brasil ... ao longo de dois bimestres pudemos ver o que estava acontecendo em termos de politica e economia na Europa e quais os reflexos disso para nós, pois bem é chegada a hora de falar da Independência do Brasil. 


O Estado da Bahia teve grande participação nesse processo, para que possamos conhecer um pouquinho mais, antes de começarmos o resumão, vamos exercitar a interpretação textual respondendo as questões abaixo, lembrando que as questões devem ser lidas com ATENÇÃO para que vocês possam responde-las de maneira correta. 

Como puderam perceber a Independência do Brasil foi algo muito sério na Bahia, nessa época o Brasil estava dividido em grupos que apoiavam Dom Pedro I e grupos que não apoiavam e queria imediatamente a independência do Brasil, influenciados por todos os processos de independência sofridos na América o Brasil o maior país da América Latina já estava mais do que na hora de parar de sustentar a Metrópole Portugal. Províncias como Bahia, Grão Pará, Piaui, Maranhão entraram em guerra por causa da independência, eles queria autonomia e não um Imperador. O preço dessa independência foi muito caro para o Brasil que teve que assumir a divida de Portugal com a Inglaterra, que enxergou no Brasil um potencial de "exploração autorizada", como tínhamos que pagar a divida de Portugal os ingleses se acharam no direito de desembarcar por aqui e ver o que podiam lucrar em nome do pagamento da divida, embora fosse uma forma de também explorar o Brasil como Portugal fez foi nessa época já tardiamente que o Brasil começou a entender o que era tecnologia. Agora vamos ouvir os detalhes dessa história se liga na Vídeo Aula segue a linha _________________________________

Aula 1 - Processo de Independência !!! Assistam meus filhos que o negócio é complicado de entender não é pra ir direto pra atividade querendo encurtar o caminho heeeeeemmmmmmmmmm !!!! To de Olho !! 


Aula 2 - Primeiro Reinado A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL EM 1823 ... DEPOIIIIIIIIISSSSSSSSSS de assistir o final do processo de independência do Brasil, ai SIIIIMMMMMMMMM é pra fazer as atividades Pandinhas !!! 


Aula 3 - Primeiro Reinado - Guerra Cisplatina e Confederação do Equador !! Enfim chegamos ao fim ? Nãoooooooooooooo ... tem mais uma Vídeo Aula !!! Para DEPOIIIIIIIISSSSSS fazer as atividades !! 


Aula 4 - Primeiro Reinado - A Addicação de Dom Pedro I - Enfim é o Fimmmmmmm !!! Assistu neh meu filho TODAAAAAAAAAAS as vídeo aulas !!! agora sim vamos fazer as atividade. Mais uma vez se você não assistiu a Vídeo Aula nem tenta fazer atividade voltaaaaaaaaaa e vai assistir !!! 


Aiiinnnn Professoraaaaaaaaaaaaa que preguiça de assistir tudo isso, Afeeeeeee porque tem que assistir tudo isso? Professoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ajuda noiz !! 

Tudo preguiçoso vocês viu!!!! Mas ta bom neh ... eu sei que tem gente que vai querer fazer as atividades sem assistir as Vídeos ... vou Facilitar segue o Pontoooooo ...............................................


Agora para de chorar e vai fazer a ativiDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!


ATIVIDADE 1 - LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADOS E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO. 



ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E LEITURA: LEIA O TEXTO ATENTAMENTE E RESPONDA AS QUESTÕES REFERENTES A ELE NO CADERNO. 


Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 01 (3 bimestre)

BOMMM DIA AMIGUINHOS ... !!! 

3 BIMESTRE COMEÇANDO .... E PRA COMEÇAR VAMOS FALAR DE HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL ... ou de forma mais chique a Colonização da América portuguesa ... !!!

Galerinha o tema cheio de detalhes que se vocês perderem um não consegue fazer as atividades ... então concentração pra fazer essa aula. 


Quando os portugueses perceberam que poderiam perder o seu território para o espanhóis, logo trataram começar o processo de colonização e demarcação das terras brasileiras e assim enviaram em 1500 uma comitiva de barco para o Brasil liderados por Pedro Alvares Cabral com o objetivo de demarcar o maior numero possível de equitar de terra e assim o Brasil se tornou mais tarde o maior país da América Latina.Observe o Mapa da imagem e responda as questões de acordo com o seu conhecimento prévio sobre a história do Brasil. 


Após a reflexão da imagem acima, podemos afirmar que a relação dos índios com o portugueses foi pacifica? Apesar de um momento romântico da chegada dos portugueses no Brasil, esse momento foi marcado por brigas entre Portugueses e Holandeses e Espanhóis, depois fuga de índios, escravidão indígenas, obrigação da população indígena a negar suas crenças religiosas e se converterem ao cristianismo, sem contar o "roubo" de ouro, prata, pedras preciosas, pau brasil, especiarias: cravo, canela, seda tudo enviado para a metrópole Portugal enquanto o "Brasil" ficava com uma mão na frente e outra atras. 

Agora que a gente já tem uma ideia do que aconteceu naquela época, vamos assistir a Vídeo Aula para conseguir desenvolver as atividades. 


OBS: apesar do vídeo ser uma aula para o ensino médio o conteúdo é o mesmo e muito fácil de entender!!

Professora não entendi o Vídeo, complicou minha vida ... Então segue a linha ____________________________________ 


Agora segue o ponto do Resumão ..............................................................................................................

Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.

O Tratado de Tordesilhas – Antes mesmo de Pedro Álvares Cabral chegar por aqui, praticamente dez anos antes, portugueses e espanhóis já tinham feito “a partilha” das terras que viessem a ser descobertas na América do Sul.Na prática, mesmo antes de Cabral chegar ao Brasil, Portugal e Espanha tinha ‘dividido’ o novo continente com o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1492, dois anos após Cristóvão Colombo chegar à América do Norte.Pelo acordo, ao Leste de uma linha imaginária distante 370 léguas de Cabo Verde as novas terras seriam de Portugal. A Oeste, da Espanha. O Brasil, pelo Tratado de Tordesilhas, acabaria na linha que liga o município de Laguna, em Santa Catarina. Como a linha era “imaginária”, desde o início da colonização havia uma tensão no ar entre os colonizadores portugueses e espanhóis para dominar a América do Sul.

A Colonização Portuguesa no Brasil – Para dar início à colonização das terras brasileiras, o rei português enviou para cá a expedição de Martim Afonso de Souza. Em 1531, o grupo chegou ao Brasil e permaneceu por três anos. Martim Afonso  e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento. Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente 

As Capitanias Hereditárias

A forma de ocupação inicial deterinada pelos portugueses foi dividir a fração que cabia à Coroa de Portugal em linhas horizontais, perpendiculares à linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Assim, o Brasil daquela época foi ‘fatiado’ em Capitanias Hereditárias. Veja na imagem  que o limite a Oeste das Capitanias Hereditárias era a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas:As capitanias se estendiam, portanto, do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Os donatários, escolhidos pelo rei podiam passar a seus herdeiros o controle sobre as terras que administravam (daí o nome capitanias hereditárias).  

Veja a lista das 13 Capitanias, ordenadas do Norte para o Sul:

  1. Capitania do Maranhão
  2. Capitania do Ceará
  3. Capitania do Rio Grande
  4. Capitania de Itamaracá
  5. Capitania de Pernambuco
  6. Capitania da Baía de Todos os Santos
  7. Capitania de Ilhéus
  8. Capitania de Porto Seguro
  9. Capitania do Espírito Santo
  10. Capitania de São Tomé
  11. Capitania de São Vicente
  12. Capitania de Santo Amaro
  13. Capitania de Santana
OBS: Entatedam que quando usamos o termo Capitania, mais tarde passou a ser estados.

O Fracasso das Capitanias Hereditárias

Apesar dos esforços para colonizar o Brasil, a maioria das capitanias hereditárias fracassou. Então, em 1548, a Coroa portuguesa decidiu criar o governo-geral: um centro político que tinha como objetivo administrar toda a América portuguesa. Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Brasil.

Já assistimos a aula e já lemos o resumão agora vamos exercitar o que conseguimos aprender sobre a estruturação da história do nosso país. 

FONTE: https://blogdoenem.com.br/colonizacao-da-america-portuguesa/

ATIVIDADE 1 - RESPONDA NO CADERNO DE ACORDO COM O QUE PEDE O ENUNCIADO DA QUESTÃO 1 - 2 E 8 APENAS. 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E LEITURA - LEIAM OS TEXTOS ATENTAMENTE E DEPOIS RESPONSAM AS QUESTÕES AO FINAL. 

TEXTO 1 

TEXTO 2
Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 01 (3 bimestre)

Bom diaaaaaaaaa Pandinhaaaassssss !!!!! 

Começamos o terceiro bimestre e quem diria que chegaríamos até aqui, maaaaaaassss camarão que dorme a onda leva, então bora acordar e quem não fez nada até agora correeeeeeeeeeeeeeee, porque a onda esta te carregando!!!

Nós já falamos da construção do tempo, do trabalho do historiador, da pré historia, do Egito, da Mesopotâmia e como essas civilizações contribuíram para a formação do nosso mundo atual, agora nesse bimestre vamos sair da Asia e Africa e caminhar direto pra Europa o velho continente ... Nessa aula então falaremos sobre o Mundo Grego (Grécia) e a Democracia, sabiam que conceito de democracia que usamo até hoje foi criado la ? Então bora entender esse trem ... 


Antes de conversamos sobre o tema. observem a imagem e respondam as questões de acordo com aquilo que estão observando. 


Acho que já da pra entender um pouco do que é Democracia neh?! agora vamos conhecer através do vídeo um pouco sobre a história da Grécia e qual a sua relação com o mundo!!




Resumão: Grécia Antiga é a época da história grega que se estende do século XX ao século IV a.C. Quando falamos em Grécia Antiga não estamos nos referindo a um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam a língua, costumes e algumas leis. Muitas delas eram até inimigas entre si como foi o caso de Atenas e Esparta.

A história da Grécia então é divida em quatro períodos sendo eles: 
  • Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) = Formação da Grécia 
  • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) = Retrocesso na politica e economia devido as invasões dos dórios. 
  • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) = O Período Arcaico se inicia com a decadência da comunidade gentílica. Nesse momento, os aristocratas resolvem se unir criando as frátrias (irmandades formadas por indivíduos de vários genos). que vai dar origem também as polis que são as cidades-estados.
  • Clássico (séculos V - IV a.C.)   = Foi marcado pela guerras entre as cidades gregas e os persas, que ameaçavam o comércio e a segurança das pólis.O período da hegemonia ateniense coincidiu com a prosperidade econômica e o esplendor cultural de Atenas. Nesta época, a filosofia, o teatro, a escultura e a arquitetura atingiram sua maior grandeza.
Mas e a DEMOCRACIA ?? Segue a linha _______________________________________

Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”.

E como era antes e como é agora ... segue o ponto .............................................................

A democracia ateniense foi um modelo político que fora copiado por várias sociedades antigas, e que influencia até hoje o conceito de democracia no mundo.  No entanto, a democracia atual é um modelo mais avançado e moderno da democracia ateniense, em que todos os cidadãos (maiores de 16 ou 18 anos), inclusive mulheres, podem votar e aceder a cargos públicos, sem que seja excludente e limitada. Além disso, na democracia ateniense, os cidadãos tinham uma participação direta na aprovação das leis e nos órgãos políticos da polis, enquanto na democracia atual (democracia representativa) os cidadãos elegem um representante.

AGORA VAMOS ENTENDER NA PRATICA ... ....   ASSISTA A VÍDEO AULA E RESPONSA A TABELA. 


ASSISTIU O VÍDEO ... AGORA SE LIGA NA ATIVIDADE ... 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO 


Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.