quinta-feira, 6 de agosto de 2020

História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 01 (3 bimestre)

BOMMM DIA AMIGUINHOS ... !!! 

3 BIMESTRE COMEÇANDO .... E PRA COMEÇAR VAMOS FALAR DE HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL ... ou de forma mais chique a Colonização da América portuguesa ... !!!

Galerinha o tema cheio de detalhes que se vocês perderem um não consegue fazer as atividades ... então concentração pra fazer essa aula. 


Quando os portugueses perceberam que poderiam perder o seu território para o espanhóis, logo trataram começar o processo de colonização e demarcação das terras brasileiras e assim enviaram em 1500 uma comitiva de barco para o Brasil liderados por Pedro Alvares Cabral com o objetivo de demarcar o maior numero possível de equitar de terra e assim o Brasil se tornou mais tarde o maior país da América Latina.Observe o Mapa da imagem e responda as questões de acordo com o seu conhecimento prévio sobre a história do Brasil. 


Após a reflexão da imagem acima, podemos afirmar que a relação dos índios com o portugueses foi pacifica? Apesar de um momento romântico da chegada dos portugueses no Brasil, esse momento foi marcado por brigas entre Portugueses e Holandeses e Espanhóis, depois fuga de índios, escravidão indígenas, obrigação da população indígena a negar suas crenças religiosas e se converterem ao cristianismo, sem contar o "roubo" de ouro, prata, pedras preciosas, pau brasil, especiarias: cravo, canela, seda tudo enviado para a metrópole Portugal enquanto o "Brasil" ficava com uma mão na frente e outra atras. 

Agora que a gente já tem uma ideia do que aconteceu naquela época, vamos assistir a Vídeo Aula para conseguir desenvolver as atividades. 


OBS: apesar do vídeo ser uma aula para o ensino médio o conteúdo é o mesmo e muito fácil de entender!!

Professora não entendi o Vídeo, complicou minha vida ... Então segue a linha ____________________________________ 


Agora segue o ponto do Resumão ..............................................................................................................

Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.

O Tratado de Tordesilhas – Antes mesmo de Pedro Álvares Cabral chegar por aqui, praticamente dez anos antes, portugueses e espanhóis já tinham feito “a partilha” das terras que viessem a ser descobertas na América do Sul.Na prática, mesmo antes de Cabral chegar ao Brasil, Portugal e Espanha tinha ‘dividido’ o novo continente com o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1492, dois anos após Cristóvão Colombo chegar à América do Norte.Pelo acordo, ao Leste de uma linha imaginária distante 370 léguas de Cabo Verde as novas terras seriam de Portugal. A Oeste, da Espanha. O Brasil, pelo Tratado de Tordesilhas, acabaria na linha que liga o município de Laguna, em Santa Catarina. Como a linha era “imaginária”, desde o início da colonização havia uma tensão no ar entre os colonizadores portugueses e espanhóis para dominar a América do Sul.

A Colonização Portuguesa no Brasil – Para dar início à colonização das terras brasileiras, o rei português enviou para cá a expedição de Martim Afonso de Souza. Em 1531, o grupo chegou ao Brasil e permaneceu por três anos. Martim Afonso  e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento. Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente 

As Capitanias Hereditárias

A forma de ocupação inicial deterinada pelos portugueses foi dividir a fração que cabia à Coroa de Portugal em linhas horizontais, perpendiculares à linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Assim, o Brasil daquela época foi ‘fatiado’ em Capitanias Hereditárias. Veja na imagem  que o limite a Oeste das Capitanias Hereditárias era a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas:As capitanias se estendiam, portanto, do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Os donatários, escolhidos pelo rei podiam passar a seus herdeiros o controle sobre as terras que administravam (daí o nome capitanias hereditárias).  

Veja a lista das 13 Capitanias, ordenadas do Norte para o Sul:

  1. Capitania do Maranhão
  2. Capitania do Ceará
  3. Capitania do Rio Grande
  4. Capitania de Itamaracá
  5. Capitania de Pernambuco
  6. Capitania da Baía de Todos os Santos
  7. Capitania de Ilhéus
  8. Capitania de Porto Seguro
  9. Capitania do Espírito Santo
  10. Capitania de São Tomé
  11. Capitania de São Vicente
  12. Capitania de Santo Amaro
  13. Capitania de Santana
OBS: Entatedam que quando usamos o termo Capitania, mais tarde passou a ser estados.

O Fracasso das Capitanias Hereditárias

Apesar dos esforços para colonizar o Brasil, a maioria das capitanias hereditárias fracassou. Então, em 1548, a Coroa portuguesa decidiu criar o governo-geral: um centro político que tinha como objetivo administrar toda a América portuguesa. Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Brasil.

Já assistimos a aula e já lemos o resumão agora vamos exercitar o que conseguimos aprender sobre a estruturação da história do nosso país. 

FONTE: https://blogdoenem.com.br/colonizacao-da-america-portuguesa/

ATIVIDADE 1 - RESPONDA NO CADERNO DE ACORDO COM O QUE PEDE O ENUNCIADO DA QUESTÃO 1 - 2 E 8 APENAS. 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E LEITURA - LEIAM OS TEXTOS ATENTAMENTE E DEPOIS RESPONSAM AS QUESTÕES AO FINAL. 

TEXTO 1 

TEXTO 2
Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário