quarta-feira, 21 de outubro de 2020

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 01 (4 bimestre) Recuperação, Revisão e Aprofundamento do 1º Bimestre!!

Bom  Diaaaaaa Amadinhos ... Parabéns a todos vocês que chegaram até aqui firmes e fortes ... Agora é hora de Recordar através da revisão de conteúdo pra quem fez tudo e hora de recuperar para aqueles que deram uma escorregada no tomate no meio do percurso, coisa que acontece, porque ninguém pode prever que vai ficar sem internet, sem celular, ou viajar no meio desse turbilhão de emoções !!! O importante é a disposição de correr atrás do tempo perdido !!! Então bora lá ... 


** Esse 4 Bimestre vamos fazer uma Revisão, Recuperação e Aprofundamento de conteúdo !! cada bimestre que já passou será dividido de 3 a 4 partes dentro do mesmo link de acesso ... porque assim a gente consegue trabalhar todos os tempos dentro de uma linha de raciocínio só, que fica muito mais fácil de entender !!! 


PARTE 1 - 1º bimestre!! 6 Ano B - C ... 

Vamos relembrar o vídeo sobre como estudar e aprender história ... se nós não entendermos esse contexto sempre vamos nos perguntar porque temos que aprender história .... Então bora lá relembrar e se liga na atividade de fixação !!! 



ATIVIDADE - De acordo com o vídeo, sobre como estudar história responda no caderno as questões abaixo: 

1 - Qual a função do historiador ? _______________________________

2 - Por que estudamos história ? ________________________________

3 - De acordo com o vídeo elabora um pequeno texto de no máximo 10 linhas, sobre a importância de se estudar história e se essa importância ficou clara pra você?__________________

PARTE 2 - 1º bimestre!! 6 Ano B - C ... 

Se a gente esta falando de história, estamos falando de tempo também afinaaaaaallllllll a história se constrói através do tempo .... Então borá lá retomar essa habilidade .... Assistam a Vídeo Aula e façam anotações para as atividades... 



ATIVIDADE - Façam as anotações no caderno sobre a Vídeo aula e depois responda as questões ... 

1 - O que você aluno entendeu sobre o tempo história na vídeo aula ? ____________________

2- Qual a importância do tempo para a História ? ___________________________________

3- Diante dessas informações sobre o tempo, fale um pouco sobre a importância do calendário para a sociedade Humana, lembrando que cada região do mundo tem um tipo de calendário e uma forma de interpretar o tempo. 

4- Através do tempo tivemos muitas alterações na história e na cultura das pessoas. Com ajuda do Google, revistas, jornais ou mesmo livros didáticos que já não estão mais em uso procure imagens que represente essa evolução cultural no tempo, depois as cole no caderno como se estivesse fazendo uma linha do tempo ... se liga no exemplo: 


                                                            Linha do tempo do Rock 

Linha do tempo da Evolução do Vídeo Game ... 



OBS: Percebem que tudo tem uma evolução através do tempo ?! Agora construam a linha de vocês !!


PARTE 3 - 1º bimestre!! 6 Ano B - C ... 

Nós vimos na primeira parte como estudar e pra que estudar história, depois pudemos ver a vídeo aula e exercitar o nosso conhecimento na atividade proposta, agora vamos ver como dividimos a história para que ela tenha a sua comprovação cientifica através das FONTES Históricas. Assistam com atenção ao Vídeo, anotem no caderno as fontes históricas e se preparem para a atividade de fixação. 



ATIVIDADE - Assistam ao Vídeo e Classifique as fontes histórias, explicando porque chegaram a essa conclusão e como essa fonte esta inserida na sociedade como história. Preste atenção no exemplo e complete o restante. 

EXEMPLO - Contos de Fadas: Fonte Oral É uma história contada de geração em geração / É utilizada como história infantil com o objetivo de preservas a inocência das crianças e transferir a ela a curiosidade da leitura e imersão em um mundo de fantasia estimulando a criatividade. 

Trecho da Constituição: ______________________________

Retrato antigo: ______________________________________

Artesanato indígena: _________________________________

Grafite em parede: ___________________________________

Quadro de Artistas: ___________________________________

Entrevista: ___________________________________________

Livro:________________________________________________


PARTE 4 - 1º bimestre!! 6 Ano B - C ... 

Depois de ter entendido como se constrói a historia, nós vamos dar um salto e ir la na Pré História, onde tudo começou, lembrando que tudo que conhecemos como Pré - história é porque nada ainda foi comprovado, não se tem documentação concreta que prove a história, sendo assim a pré historia vai sendo desvendada ao longo do tempo através de trabalhos de arqueólogos que encontram fosseis e os estudam até construir uma peça do quebra cabeça da pré historia, continuando nesse raciocínio então nos dias de hoje conseguimos dividir a pré história em três momentos que veremos na Vídeo Aula a seguir ... Façam as anotações no caderno de história para que possamos desenvolver a atividade a seguir !!


ATIVIDADE - Assista a vídeo aula, faça as suas anotações e vamos recordar... responda no caderno as atividades a baixo. 
1 - Explique os períodos da Pré História de acordo com a movimentação dos indivíduos leve em consideração o seguinte roteiro: Quem eram? Como contribuirão para evolução da espécie humana? Eram nômades ou Sedentários ? Se for possível responsa também em qual região viviam?

Período Paleolítico: ________________________

Período Neolítico: __________________________

Idade dos Metais: __________________________

2 - Monte uma ficha técnica no caderno, com base no que você aprendeu: 

Espécie da qual fazemos parte: _________________________

Onde se Originou: ____________________________________

Época em que surgiu: __________________________________

3- Através dos seus estudos e tudo que você aprender explique em poucas palavras como você credita que aconteceu a passagem do nomadismos (nômades) para o Sedentarismo (sedentário). Caso você não saiba o significado dessas duas palavrinhas procure em um dicionário ou no Google e também registre no caderno. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Bom galerinha esse foi o nosso resumo de aprofundamento, recuperação e revisão do conteúdo do 1º bimestre, espero que ajude vocês a ficarem mais espertos ainda !!! Pra quem tiver alguma duvida e quiser relembrar algo, os links das aulas anteriores ficaram disponíveis aqui em baixo!! Boa aula !!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 04 (3 bimestre)

 Boa tarde queridos !!! 

Nesta aula, a ultima do 3 bimestre vamos falar sobre o Feudalismo, mas antes disso temos que entender como a Idade média chegou ao modelo econômico Feudal. Com a crise do Império Romano e tivemos a ascensão do reino dos Francos, que dará abertura para a criação do Império Carolíngio, reinado e administrado por Carlos Magno, o maior imperador da idade média. Pra gente entender essa fase econômica que surge no fim da Idade Média ... assistam a vídeo aula sobre o Império Carolíngio. 



ATIVIDADE DE REFLEXÃO 
Leia atentamente e responda no seu caderno as atividades.


Entendido como surge e como corre o Império Carolíngio, vamos finalmente entender como surgiu o Feudalismo, e como se construiu a sociedade feudal dentro da idade media... assista a vídeo aula depois leia com atenção o vocabulário com nomes e significados de terminologias muito usadas no feudalismo.  


Vocabulário: 

Dinastia: conjunto de reis de uma mesma família. 

Dinastia Carolíngia: a dinastia inciada por Pepino, o Breve, foi chamada posteriormente de dinastia carolíngia em razão do seu principal representante: o rei Carlos Magno (768-814).

Relicário: caixa ou cofre destinado a guardar as relíquias de um santo, isto é, partes do corpo ou de objetos de um santo. 

Vassalagem: para o historiador Jacques Le Goff, vassalagem era o vinculo de dependências pessoal, que se baseia em compromissos recíprocos, embora desiguais. Permitia a um homem livre receber, mediante a sua  fidelidade uma terra e ter acesso a uma parcela da autoridade publica. 

Manso Senhorial: terras onde tudo que se produzia era do senhor. 

Manso Servil: terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor. 

Terras Comunais: florestas e pastagens usadas por todos os habitantes do feudo. 

Castelo de Pedra: o castelo era, ao mesmo tempo, moradia e fortaleza. Lá, o senhor vivia com sua família, recebia convidados e estabelecia alianças com seus pares. E era de lá também que ele governava sua família, seus servidor e dependentes. Por isso, o castelo é, talvez, o elemento que melhor expressa a fragmentação do poder politico existente no feudalismo. 

Monopólio: exclusividade

Gleba: Terra 

Secular: palavra que deriva do latim saeculu, que significa mundo

Ociosidade: preguiça, indolência. 

Voto de Pobreza: é um compromisso, processado por religiosos pelo qual eles renunciam a posse e ou ao uso de todo e qualquer bem material. 

Pároco: dirigente de uma paróquia, isto é, uma capela e um grupo de fieis. 

Obediência: o abade eleito pelo monges devia receber deles total obediência. 

Clero: havia divisões no interior do clero; os bispos pertenciam ao alto clero, já os párocos (líderes de paroquia) integravam o baixo clero, eram de família pobre e se dedicavam aos fieis de sua paróquia. 

Bispo: dirigente de uma diocese, ou seja, um conjunto de paróquias. 

Abade: dirigente de uma abadia (conjunto de construções onde vivem monges e monjas).

Monge: os monges se retiravam do convívio social para viver em mosteiros, onde se dispunham a servir a Deus em solidão. 

Feudo: palavra derivada do germânico vieh, que significa bem de importância. 

Piramide da Sociedade Feudal - onde estão localizados cada membro da sociedade e seu grau de importância. 




ATIVIDADE   - leia com atenção e responda no caderno. 




 



Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 






História - Professora Anne - 7 ano A B C - Aula 04 (3 bimestre)

Bom diaaaaaaaaaaaa Amoreeeesss!!! ... vamos para a nossa ultima aula do Bimestre !! 

Nessa Aula vamos ver Como os Territórios por aqui na America Latina se Formaram ... Como cada país foi divido em território ... e para começarmos vamos desenvolver uma atividade de reflexão ... 
                        ATIVIDADE DE REFLEXÃO... DESENVOLVA NO CADERNO... 


Após a reflexão sobre os bandeirantes, já podemos entender que o território cresceu através de uma exploração territorial feita não só pelos Bandeirantes mas também por outro agentes e é justamente o que veremos na vídeo aula a seguir. 


Após a vídeo aula responda as atividades no caderno de história!!

1 - Faça uma pesquisa rápida e anote em seu caderno de histórias quais os FORTES portuários criados na época da expansão territorial d brasil. Depois preencha a tabela como se pede!! Observe o exemplo !!

Nome do Forte

Data

Cidade

Forte de Filipeia de Nossa Senhora das Neves

1585

Paraíba  (EXEMPLO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



2 - A presença dos Bandeirantes surgiu na região sudeste do Brasil, no estado de São Paulo na cidade de São Vicente, de la saíram as primeiras expedições, explique de forma completa através de uma pesquisa quem eram os Bandeirantes e qual a importância deles para São Paulo e para a Expansão do Brasil? 


3 - Durante a expansão territorial qual a participação dos Jesuítas na construção do território Brasileiro?

4 - Leita o texto atentamente e responsa as questões no caderno!!









Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 




História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 04 (3 bimestre)

 Bom diaaaaa xuxuzinhooooooossss Pandinhasssss Amados nosso Brasil Guaranil !!!! Chegamos na ultima parte do nosso livro didático, na nossa aula anterior Falamos sobre o II Reinado, o tempo que ele durou e todo o processo político, econômico e principalmente social que ele construiu. 


Nesse ultimo capitulo vamos trabalhar três temas: Industrialização - Imperialismo - Resistência - afinal enquanto isso no lustre no castelo o mundo não para e mundo ta correndo atrás da sua "evolução" princípios básicos do modo de produção capitalista que vivemos. 


Bora assistir a Vídeo Aula e depois se liguem no Resumão !! 



Parte II 

Indicação de vídeo do professor !!!  Dennis, O Pimentinha - O Negócio das Limonadas


Parte III



Resumão: A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX, entre 1850 e 1870, e finalizou-se no fim do Segunda Guarra Mundial, entre 1939 e 1945. Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países.

As fases da Revolução Industrial simbolizam um novo patamar alcançado no desenvolvimento da civilização humana, no que diz respeito aos avanços tecnológicos, ao surgimento de novas indústrias, bem como à capacidade produtiva de cada uma delas. Sendo assim, não se pode considerar que houve rupturas ao longo da Revolução Industrial, mas sim o alcance de novos níveis de industrialização. Esse movimento foi dividido em fases apenas em termos didáticos.

O que foi?

A Segunda Revolução Industrial corresponde à continuidade do processo de revolução na industria. O aprimoramento de técnicas, o surgimento de máquinas e a introdução de novos meios de produção deram início a um novo momento. A industrialização que, antes, limitava-se à Inglaterra, expandiu-se para outros países, como Estados Unidos, França, Rússia, Japão e Alemanha.

O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a  eletricidade e o petróleo.

As tecnologias introduzidas nesse período possibilitaram a produção em massa, a automatização do trabalho e o surgimento de diversas indústrias, em especial as indústrias elétrica e química. Houve também um aumento considerável de empresas e o aprimoramento das indústrias siderúrgicas.

As ferramentas expandiram-se, possibilitando o escoamento dos bens produzidos e o aumento do mercado consumidor. Surgiram, durante a Segunda Revolução Industrial, diversos inventos que modificaram toda a organização social e criaram novas relações, sejam essas sociais, de trabalho e até mesmo entre o ser humano e o meio.

Os novos meios de produção desencadearam, nesse período, a introdução de modos de organização da produção industrial que se preocupavam com a produção a menor custo e menor tempo, ou seja, a racionalização do trabalho. Esses modos de organização ficaram conhecidos como taylorismo e fordismo. Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Fordismo e taylorismo.

Causas

A Segunda Revolução Industrial teve como principais causas fatores relacionados às Revoluções Burguesas, como a Revolução Francesa e a Revolução Inglesa, ocorridas entre os anos de 1640 e 1850.

Essas revoluções estavam pautadas no pensamento liberal e foram influenciadas também pelo iluminismo, sendo responsáveis pelo desenvolvimento das relações capitalistas de produção e também pela dominação social nesse período. A burguesia era a classe dominante em diversos países, apesar de subordinada à Igreja e à monarquia.

As Revoluções Burguesas foram responsáveis pelo fim do Antigo Regime e também pelo fortalecimento do capitalismo, o que acabou possibilitando o desenvolvimento industrial. Houve, nesse momento, um grande avanço tecnológico, a instalação de novas indústrias e a ampliação da produção.

capitalismo financeiro surge durante a Segunda Revolução Industrial, devido à instalação de grandes empresas que passaram a monopolizar os setores industriais e de mercado. O capitalismo passa então a uma nova fase, assim como passa a representar esse período da Revolução Industrial.

Relação com o imperialismo

A inserção de novas técnicas, o aprimoramento de novos meios de produção e o aumento das fábricas, apesar de terem impulsionado o desenvolvimento industrial e aumentado a produtividade e os lucros, acabaram gerando bastante desemprego naquele período, empobrecendo a classe trabalhadora. A mão de obra foi substituída por máquinas, processos automatizados correias transportadoras. Ou seja, a manufatura deu lugar à maquinofatura.

Essa nova realidade fez com que a classe trabalhadora não fosse capaz de consumir tudo que era produzido, o que acabou gerando um grande excedente na produção, diminuindo os lucros e causando diversos prejuízos.

Os países capitalistas, como Alemanha e Estados Unidos, necessitavam então ampliar seu mercado consumidor, expandindo-o geograficamente para além dos territórios europeus. Além disso, precisavam também buscar matéria-prima suficiente para suprir a produção. Surge, nesse momento, o que ficou conhecido como: imperialismo.

O imperialismo corresponde às ações e medidas tomadas por países que pretendiam expandir seus territórios por meio da dominação de outros territórios. Essa dominação pode ser de ordem culturalpolítica ou econômica.

Consequências

As consequências da Segunda Revolução Industrial podem ser vistas tanto na economia quanto na sociedade. O desenvolvimento tecnológico propiciou a produção em massa e uma nova forma de organização do trabalho, dando origem a novas relações entre os empregadores e empregados. Com o monopólio das grandes empresas, que, sozinhas, dominavam o mercado, houve concentração do capital desvalorização da mão de obra.

Houve a substituição do ferro pelo aço, que passou então a ter um papel fundamental nas indústrias. O aço passou a ser utilizado nas ferrovias, na indústria naval e na fabricação de armamentos, por exemplo.

Até a primeira fase da Revolução Industrial, a indústria química ainda não tinha ganhado destaque, o que mudou com o início da segunda fase. Nessa foram desenvolvidos remédios, fertilizantes, adubos, papel e uma diversidade de produtos que modificaram a vida das pessoas.

eletricidade que, antes, limitava-se apenas ao desenvolvimento de pesquisas laboratoriais, agora faz parte não só das indústrias mas também do dia a dia de toda a população. A substituição da energia a vapor pela energia elétrica possibilitou o melhor desenvolvimento das indústrias, bem como permitiu criar diversos instrumentos que facilitariam a produção. A eletricidade passou a ser utilizada também para iluminação e transporte, com o trem elétrico, e possibilitou diversos avanços no campo da comunicação.

uso do petróleo como fonte de energia também foi responsável por diversas alterações na sociedade e na indústria. Surgiram, nesse período, os motores de combustão, a gasolina e a gás. A substituição gradativa do carvão pelo petróleo gerou um novo significado à indústria, pois o uso do segundo possibilitou produção maior quando comparada à que utiliza o primeiro como fonte de energia.

A introdução desses elementos na indústria durante a Segunda Revolução Industrial permitiu o aumento da produção de alimentos com as técnicas inseridas na produção agrícola. Essa, que antes era de subsistência, em sua maior parte passa a atender o mercado consumidor.

Apesar desses inúmeros avanços alcançados, a Segunda Revolução Industrial provocou algumas alterações negativas. Um exemplo foi o intenso êxodo rural motivado pela substituição da mão de obra por máquinas, fazendo com que muitos trabalhadores deixassem o meio rural e dirigissem às cidades. Iniciou-se, nesse momento, o processo de urbanização, e, com ele, começaram alguns problemas, como o inchaço urbano e a favelização. O desemprego, que significou muita mão de obra disponível, desencadeou o aumento da pobreza, da violência e da desvalorização do trabalho.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/segunda-revolucao-industrial.htm


ATIVIDADE 1 - Leia com atenção e responda no caderno... 








Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.