Todas as atividades que estão no blog, deverão ser realizadas no caderno e valerão nota nosso retorno presencial, lembrando que essas atividades no caderno são o registro e comprovação de vocês alunos, mostrando que estiveram empenhados e alinhados com os professores durante este período de isolamento social.
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
História - Professora Anne - 6 ano B C - Aula 04 (3 bimestre)
Boa tarde queridos !!!
Nesta aula, a ultima do 3 bimestre vamos falar sobre o Feudalismo, mas antes disso temos que entender como a Idade média chegou ao modelo econômico Feudal. Com a crise do Império Romano e tivemos a ascensão do reino dos Francos, que dará abertura para a criação do Império Carolíngio, reinado e administrado por Carlos Magno, o maior imperador da idade média. Pra gente entender essa fase econômica que surge no fim da Idade Média ... assistam a vídeo aula sobre o Império Carolíngio.
ATIVIDADE DE REFLEXÃO
Leia atentamente e responda no seu caderno as atividades.
Entendido como surge e como corre o Império Carolíngio, vamos finalmente entender como surgiu o Feudalismo, e como se construiu a sociedade feudal dentro da idade media... assista a vídeo aula depois leia com atenção o vocabulário com nomes e significados de terminologias muito usadas no feudalismo.
Vocabulário:
Dinastia: conjunto de reis de uma mesma família.
Dinastia Carolíngia: a dinastia inciada por Pepino, o Breve, foi chamada posteriormente de dinastia carolíngia em razão do seu principal representante: o rei Carlos Magno (768-814).
Relicário: caixa ou cofre destinado a guardar as relíquias de um santo, isto é, partes do corpo ou de objetos de um santo.
Vassalagem: para o historiador Jacques Le Goff, vassalagem era o vinculo de dependências pessoal, que se baseia em compromissos recíprocos, embora desiguais. Permitia a um homem livre receber, mediante a sua fidelidade uma terra e ter acesso a uma parcela da autoridade publica.
Manso Senhorial: terras onde tudo que se produzia era do senhor.
Manso Servil: terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor.
Terras Comunais: florestas e pastagens usadas por todos os habitantes do feudo.
Castelo de Pedra: o castelo era, ao mesmo tempo, moradia e fortaleza. Lá, o senhor vivia com sua família, recebia convidados e estabelecia alianças com seus pares. E era de lá também que ele governava sua família, seus servidor e dependentes. Por isso, o castelo é, talvez, o elemento que melhor expressa a fragmentação do poder politico existente no feudalismo.
Monopólio: exclusividade
Gleba: Terra
Secular: palavra que deriva do latim saeculu, que significa mundo
Ociosidade: preguiça, indolência.
Voto de Pobreza: é um compromisso, processado por religiosos pelo qual eles renunciam a posse e ou ao uso de todo e qualquer bem material.
Pároco: dirigente de uma paróquia, isto é, uma capela e um grupo de fieis.
Obediência: o abade eleito pelo monges devia receber deles total obediência.
Clero: havia divisões no interior do clero; os bispos pertenciam ao alto clero, já os párocos (líderes de paroquia) integravam o baixo clero, eram de família pobre e se dedicavam aos fieis de sua paróquia.
Bispo: dirigente de uma diocese, ou seja, um conjunto de paróquias.
Abade: dirigente de uma abadia (conjunto de construções onde vivem monges e monjas).
Monge: os monges se retiravam do convívio social para viver em mosteiros, onde se dispunham a servir a Deus em solidão.
Feudo: palavra derivada do germânico vieh, que significa bem de importância.
Piramide da Sociedade Feudal - onde estão localizados cada membro da sociedade e seu grau de importância.
ATIVIDADE - leia com atenção e responda no caderno.
Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário