segunda-feira, 29 de junho de 2020

História - Professora Anne - 8 ano A - Aula 02 (2 bimestre)

Bom dia queridos .... Recuperados da lição passada ... ????? Essa semana o bicho pega mais um pouquinho ... Vamos de Formação e  Independência dos Estados Unidos da America. 


Vocês já viram ou lembram da Índia Pocahontas da Disney ??? Ela tem tudo a ver com a Formação - colonização dos Estados Unidos ... Mais assim como toda a história mundial temos o problema da europeização, é como se quisessem esconder que quando chegaram aqui, o território já tinha população, costume e sistema politico próprio. Vamos exercitar pra poder entender analisem a imagem abaixo e respondam as questões contidas no texto. 


O processo de colonização inglesa nas Américas começou tardiamente, na comparação com os espanhóis e portugueses. A exploração colonial iniciou-se por pequenos povoados que formaram, posteriormente, as 13 colônias na costa leste da região hoje ocupada pelos Estados Unidos. Antes de se lançar ao mar, no século XVI, a Inglaterra enfrentou a Guerra dos Cem Anos e Guerra das Duas Rosas. As primeiras incursões marítimas seguiram a linha dos espanhóis e franceses, que buscavam um caminho para a Índia através da América do Norte. No reinado de Elizabeth I (1558-1603), piratas espanhóis foram parceiros dos ingleses nas navegações. O mais famoso deles, Francis Drake, foi condecorado pela rainha.  As navegações inglesas tornaram-se um lucrativo negócio quando a Grã-Bretanha dominou o comércio de escravos africanos para o Continente Americano. (https://www.todamateria.com.br/colonizacao-inglesa/

Segue a Vídeo Aula - Atenção se não assistir não vai conseguir fazer as atividades . 

Para completar assistam ...


 Muito bem entendido o processo de colonização dos Estados Unidos ... vamos a treta da Independência, que ocorreu no dia 04 de julho de 1776 e como tudo que aconteceu na America o problema era a exploração da colonizador em relação ao colonizado, quando os EUA começou a perceber o quanto estava perdendo enviando tudo que produzia para a Inglaterra, através de leis impostas pelos ingleses como Lei do Açúcar - Lei do Selo  - Lei do Chá - Leis Intoleráveis que calava todos aqueles que fosse intoleráveis a cora. Segue o Mapa Mental. 


Assistam a Vídeo aula sobre a independência- anotem os pontos mais importantes. 


ATIVIDADE 1 - 
Leia com atenção as atividades e responda no caderno de História. 



ATIVIDADE 2 - 
Analise o texto e a imagem e responda as questões. 




Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.






História - Professora Anne - 7 ano A - B e C - Aula 02 (2 bimestre)

Bom dia amores ... vamos la pra nossa aula 02!!

Vimos na aula anterior que algumas pessoas mais esclarecidas começaram a se revoltar com coisas erradas que a aconteciam na Igreja Católica e assim como a igreja estava em transformação a Europa inteira esta em transformação afinal de contas estávamos adentrando a Idade Moderna e a Europa já não podia mais viver como estava os territórios precisavam ser delimitados para que todos soubessem das suas origens e pudesse deliberar leis e organizar a politica economia e sociedade de uma determinada região. Para tanto então surge o Estado Moderno, o Absolutismo e o Mercantilismo. Estado Moderno = modernização do sistema econômico e politico da sociedade / Absolutismo = o poder de cada nação estava nas mãos de uma unica pessoa o Rei que pertencia a nobreza do lugar. / Mercantilismo = a modernização dos estados essa mudança de feudalismo para o Capitalismo só aconteceu por causa das rotas marítimas que foram criadas entre os territórios para que cada estado pudesse vender seus produtos e então criar o que chamamos de Comercio primeiramente sera Mercantil ou seja no mar e depois com a vinda dos produtos da ASIA - AFRICA e AMERICA para a EUROPA torna-se urbano também dando origem ao que chamamos hoje em dia de feira livre. 

Se liga na vídeo aula ... e prestem bastante atenção essa matéria é detalhista então iremos aprender através das atividades. 


Já sabemos o que são estados Nacionais, agora vamos entender como acontece essa parada de absolutismo que é = a poder absoluto, ou seja o rei era visto como Deus.


Ouuuuuuu ... qualquer um dos videos vão ajudar a atender esse trem ai... 



agora bora colocar esse trem em pratica, tem coisa na história que a gente so aprende se praticar!!

ATIVIDADE 1 - Observe a imagem com atenção e anote os detalhes que você notou utilizando o seu conhecimento prévio ou seja aquilo que você já sabe sobre reis, e responda as questões ao lado da imagem ... NÃO PRECISA COPIAR APENAR RESPONDER NO CADERNO. 

ATIVIDADE 2 - 

LEIA COM ATENÇÃO AOS TEXTOS E RESPOSTAS AS QUESTÕES LEMBRANDO QUE NÃO PRECISA COPIAR APENAS RESPONDER NO CADERNO. 

TEXTO 1 - 




TEXTO 2 - 

ATIVIDADE 3 - 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES DE A ATE E!!





Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.




História - Professora Anne - 6 ano B e C - Aula 02 (2 bimestre)

Bom dia ... Bom Diaaaaaa ... Bom diaaaaaaaaaaaaa!!!!

Agora chegou a hora de aprender sobre o berço da nossa base ... Egito - Grécia e Roma, são as três civilizações que contribuíram para construir a base da nossa Civilização, da Nossa Ética, da Nossa Religião, da Nossa Justiça. e para começar iremos viajar la para a Africa e falar um pouco sobre o Egito. 



Egito...

Para darmos inicio aos nossos estudos, temos que definir alguns pontos, o conhecimento prévio, ou seja aquele que a gente sabe, já aprendeu é fundamental para que possamos caminhar com a matéria, para isso vamos responder as questões abaixo no caderno de história para que possamos relembrar de onde conhecemos o Egito, eu tenho certeza que alguns irão lembrar de uma certa novela chamada os 10 mandamentos !!! 



Respondia as questões para que possamos lembrar do Egito, vamos la para o ReSUmÃo e claro aquela vídeo aula legal que não pode faltar pra ajudar a entender essa parada toda de Rio Nilo, Humus, Reino, Império, Deus com cabeça de bicho ... 

Já sabemos que o Egito é um país hoje em dia localizado no continente Africano, porém a muitos e muitos, mais muitos mesmo anos atrás o Egito era o inicio do mundo, da civilização do que a gente conhece hoje em dia, todo o território foi construído em torno do rio nilo, isso porque os Egípcios viviam da agricultura e se utilizavam das margens do rio nilo que estavam encharcadas por causa das enchentes que tinham nele para fazer o plantio de sua base econômica, essa terra era muito fértil a partir de novembro as águas do rio voltavam ao seu curso normal e as margens ficavam cobertas por uma camada de húmus (especie de argila ) que favorecia no plantio pois era rica em vitaminas que ajudavam no crescimento e desenvolvimento da agricultura. 

O Egito teve três fases imperiais - Antigo Egito (2680 - 2180 a.c) / Médio Império (2040 - 1780 a.c) (Novo Império 1580 - 1070 a.c). O rio nilo era muito grande e por esse motivo as famílias que foram se instalando ali, foram se dividindo por blocos, chamados de nomos (é como os nosso bairros, vocês moram na cidade de guarulhos no bairro dos pimentas, eles moram no Egito no nomo de ... ) para cada nomo existia um líder que eles chamavam de Nomarca, esse líder existia para que as pessoas tivessem regras, justiça e mesmo orientação do que fazer no plantio ou na própria vida, para tanto não tinha como uma faraó governar para tantos nonos então no ano de 3100 a.c houve a unificação do Egito todos os nomos viraram apenas Egito e a partir daí temos o governo dos faraós até o ano de 525 a.C quando o Egito foi conquistado pelos Persas. Agora segue a linha da Vídeo aula pra entender detalhes dessa história que rende muito quando contata. 


Essa vídeo aula esta completa, para quem gosta é o ideal... Mas a Prô sabe que bate a preguiça de assistir uma hora de vídeo aula.... então pra quem puder assisti essa e quem não puder tem uma curtinha logo na sequencia. 

AIINNNN Prô que preguiça de assistir o vídeo de cima, Vem com a Prô que tem desenho ... To Facilitando quero ver voltar a aulas e me disseram que não fizeram porque não entenderam heeeemmmmmm !!!!

Grandes Civilizações Parte I e II. 



ATIVIDADE 1 - 

LEIA COM ATENÇÃO AS ATIVIDADES E O TEXTO E DESENVOLVA AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA SOMENTE A RESPOSTA. 


ATIVIDADE 2 - 

LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES E RESPONDA NO CADERNO DE HISTÓRIA SOMENTE AS RESPOSTAS - LEMBRANDO QUE A QUESTÃO 1 VOCÊS PRECISAM UTILIZAR O CONHECIMENTO PRÉVIO MATEMÁTICO ... PRESTO ATENÇÃO. 


ATIVIDADE 3 - 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONSA DAS QUESTÕES NO CADERNO. 


HAAAAAAAAA PENSARAM QUE ACABOU, ACABOU NÃOOOOOOOO ... ESSA AULA É DUAS EM UMA... SE A GENTE APRENDE SOBRE O EGITO, TEMOS QUE APRENDER SOBRE O TERRITÓRIO COMO UM TODO E LA NO FUNDÃO, BEMMMMM NO FUNDÃO TEMOS TÍNHAMOS UM OUTRO REINO - O REINO KUSH QUE FICAVA LOCALIZADO NA REGIÃO DA NÚBIA, SEGUE A LINHA DA VÍDEO AULA. 


Segue o Resumão ....


O antigo reino de Kush (ou Cuche, ou ainda Cuxe) dominava uma região africana ao sul do Egito, na época chamada Núbia. Hoje a área faz parte do Sudão. A princípio uma colônia egípcia, Kush mais tarde veio a dominar o Egito e boa parte do vale do rio Nilo. Sua civilização reunia a cultura egípcia e a de outros povos africanos.Os cuchitas, como seu povo era chamado, eram africanos negros. Eram agricultores na maioria, embora houvesse também artesãos e mercadores. Às vezes os cuchitas capturavam pessoas de outros povos e as transformavam em escravos.

O reino de Kush era muito rico. Além de possuir minas de ouro e terras cultiváveis, ficava em uma ótima localização para realizar comércio com outros povos. Os cuchitas transportavam mercadorias pelo rio Nilo e também por estradas que levavam ao mar Vermelho. Eles vendiam ouro, incenso, marfim, ébano, óleos, penas de avestruz e pele de leopardoA Núbia originalmente fazia parte do Egito antigo. Durante o século XV a.C., o Egito dividiu a Núbia em duas partes. Kush era a parte sul.

Por volta do século XI a.C., o Egito enfraqueceu. No século VIII a.C., os cuchitas o conquistaram, mas não conseguiram dominá-lo por muito tempo. No século VII a.C., os assírios, da Ásia, os repeliram de volta à Núbia. Kush tornou-se um reino menor do vale do Nilo e assim permaneceu durante quase mil anos. Por volta do ano 350 d.C., o reino de Aksum acabou por liquidá-lo.

fonte:https://escola.britannica.com.br/artigo/reino-de-Kush/481683



ATIVIDADE 4 - 

leiam com atenção e respondam as atividades de acordo com aquilo se pede sobre o reino Kush




Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.




terça-feira, 23 de junho de 2020

História - Professora Anne - 8 Ano A - Aula 01 (2 bimestre)

Bom dia Amadinhos do meu coração .... Estamos iniciando o 2 bimestre e espero que nesse bimestre vocês tenham mais organização e empenho que no bimestre anterior!!


2 BIMESTRE -  REBELIÕES NA AMERICA PORTUGUESA, AS CONJURAÇÕES MINEIRA E BAIANA. 

No primeiro bimestre nós falamos de iluminismo, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e Industrial. todas essas revoluções vão dar inicio a uma série de revoluções, conjurações, revoltas etc no Brasil, o mundo todo foi influenciado pelo que aconteceu na Europa em termos de economia e politica e claro que no brasil não poderia ser diferente nunca. nessa época o Brasil é moldado como uma cópia da Europa, que fazia com que os portugueses que estavam aqui conseguissem se aproximar ao máximo da vida que tinham o tempo que estavam em Portugal, mas o Brasil nessa época já tinha população fixa, não eram mais apenas índios e jesuítas. O Brasil nessa época ainda era riquíssimo em especiarias como cacau, canela, guarana, pequi, castanhas sem falar nos minérios, ouro, prata, pedras pereciosas e etc, os portugueses que estavam instalados nas terras tupiniquins tinham que tirar proveito de tudo, afinal se achavam donos do Brasil e deram inicio ao processo de exploração e tudo que era conseguido era destinado a bancar os luxos da corte portuguesa e honrar compromissos de dividas que Portugal tinham especialmente com a França que foi o que fez a corte vir as pressas para o Brasil fugindo das investidas de invasão de Napoleão Bonaparte em 1808. O Brasil cada vez mais desmatado, perdendo suas jazias quem era pobre continuava assim e Portugal só enriquecendo com o suor alheio de quem estava nas terras tupiniquins, afinal tudo que se era retirado dessas terras ia direto para a corte portuguesa em Portugal. A população nessa época já estava contrariada com a corte e utilizando como força a independência dos Estados Unidos deram origem as rebeliões. O Brasil pagava muitos impostos, e a corrupção no país já era pratica corriqueira que quase todos que tinham o minimo de poder cometiam para que pudessem enriquecer cada vez mais, o objetivo daqueles que estavam aqui era prestigio e estar sempre perto e acessível a corte portuguesa sempre que precisassem. Para esse momento as mais importantes foram a Conjuração Baiana e Mineira, segue a linha da explicação aqui na vídeo aula. 


Pronto entendido o que foram as conjurações Baiana e Mineira?!! Esse período foi bem tumultuado na história do Brasil, a America passava por muitas mudanças, rebeliões nos países vizinhos colonizados pelos espanhóis e independência dos EUA, o que deu força para as rebeliões no Brasil e para os revoltados que nem sempre conseguiram o seu objetivo, mas fizeram a corte repensar e conceder mudanças em muitos aspectos, as mais importantes foram as duas que estudamos acima, mas também tivemos a Revolta de Beckman (1684) - A guerra dos Emboabas (1707 - 1709) - A Guerra dos Mascates (1710 - 1711) - A revolta de Vila Rica (1720).  Sabendo disso segue a segundo vídeo aula, um pouco maior, e mais detalhista, mas que passa por todas as revoltas. Segue a linha ... 



ATIVIDADE 1 - 

NESTA ATIVIDADES VOCÊS TERÃO QUE PRESTAR ATENÇÃO NOS CAMINHOS DO OURO, DESDE SUA EXTRAÇÃO ATÉ ONDE ELE CHEGA COMO PAGAMENTO DE DIVIDAS DA CORTE PORTUGUESA. FEITA A ANALISE ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA DA DATIVIDADE. 






ATIVIDADE 2 - 

OBSERVEM O GRÁFICO COM ATENÇÃO E FAÇAM ANOTAÇÕES PERTINENTES SOBRE A EVOLUÇÃO DA MINERAÇÃO NO BRASIL, DEPOIS RESPONSA A QUESTÃO NO CADERNO, LEMBRANDO QUE PODE SER APENAS A RESPOSTA. 


ATIVIDADE 3 - 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDAS AS QUESTÕES, LEMBRANDO QUE PODE SER APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO. 


ATIVIDADE 4 - 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO, FAÇA ANOTAÇÕES DAS PARTES IMPORTANTES E RESPONDA AS QUESTÕES PERTINENTES A ELE, LEMBRANDO QUE PODE SER APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO. 



ATIVIDADE 5 - 

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO E RESPONSA AS QUESTÕES. 


FINITO AMADINHOOOOOOSSSSSS !!! HISTÓRIA DO BRASIL É DETALHISTA E CANSATIVA DE APRENDER POR ISSO EXIGE ATENÇÃO DE VOCÊS!!! BOA SORTE NOS ESTUDOS, SEJAM MAIS COMPROMETIDOS NESSES SEGUNDO BIMESTRE!!! 



Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 




segunda-feira, 22 de junho de 2020

História - Professora Anne - 7 Ano A - B - C - Aula -1 (2 bimestre)

Bom Dia Amadinhos ... inicio de segundo bimestre então mão na massa ... 

2º BIMESTRE : REFORMA E CONTRA REFORMA. 

No primeiro bimestre vimos a construção do mundo moderno, as pessoas estavam questionando mais a vida que viviam, e descobrindo outras formas se viver através da politica e da economia do mundo que estava mudando, e como tudo estava mudando os dogmas da igreja católica que era a religião predominante da época também havia de mudar assim surgiu o que os historiadores chamam de Reforma e e Contra Reforma da Igreja católica ... Um cara chamado Martin Lutero que foi durante muito tempo padre, viu nas promessas e imposições da igreja uma serie de corrupções que deveriam ser questionadas e modificadas, e como não teve espaço para isso, formalizou a sua próprias igreja Protestante ou Luterana (os protestantes como  nome mesmo diz protestavam sobre imposições da igreja que para aquela momento não faziam mais sentido) Os motivos centrais da Reforma foram: o poder universal do papa - ou seja, o papa era uma figura religiosa e não deveria terminar o que acontece na politica ou economia de uma nação; Corrupção e despreparo do clero - existiam padres que pediam valores absurdos para fazer um casamento por exemplo, assim como existiam padres que descumpriam o celibato e tinham até família; A venda de indulgencia e falsa relíquias - existiam padres que vendiam lugares no céu através das indulgencias que era uma quantia de dinheiro que nobres pagavam para que Deus os perdoasse dos seus pecados, e a venda de relíquias eram vendidos objetos religiosos com o falso testemunho de que vinham da terra prometida ou que Jesus havia tocado quando na verdade era qualquer peça de barro ou de latão feita nos porões da igreja. Todos os que seguiram Martim Lutero e deram inicio ao movimento Luterano, foram considerados Hereges que são todos os que cometem heresias ou seja falam em nome de Deus em vão ou se recusão a seguir protocolos da igreja, em 1517 no auge do movimento Lutero escreveu 95 teses do porque ele não acreditava mais naquele modelo de Igreja Católica e as pendurou na porta da igreja  onde atuava como padre na Itália, por toda essa rebeldia ele foi excomungado da igreja. Por fim Lutero é defender de que Deus acolhe aqueles que fazem o bem e não aqueles que ficam dentro da igreja sem fazer o bem aos que necessitam " É a fé em Deus que salva uma pessoa e não as boas praticas que ela cometeu só para ser salva". Martin Lutero foi o primeiro a questionar a igreja católica, logo em seguida veio João Calvino que defendia as mesmas ideias de Lutero na Alemanha, depois a Inglaterra seguindo a mesma onda de contestação protestou contra os dogmas da igreja católica e criou a igreja Anglicana. Com isso a igreja passou a perder fieis e na sua contra reforma admitiu que algumas coisas deveriam ser mudadas, mas nunca aceitou as ideias dos protestantes como ajuda para uma reforma e todos aqueles que os seguiam ou tinham os livros em casa, eram considerados Hereges e o seu destino era o Tribunal de santa inquisição que aos homens comuns era destinada a forca como penitencia pela heregia e aqueles que eram considerados, curandeiros, bruxas, ou algo relacionado eram lhes destinados a fogueira. 

UFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ... acho que deu para explicar neh... se não deu se liga na vídeo aula que ajuda bastante a entender o que a Prô quis explicar!!!


ATIVIDADE 1 - 

RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO, LEMBRANDO QUE É NECESSÁRIO APENAS A RESPOSTA DA ATIVIDADE. OBS: as atividades a serem respondidas estão na caixa ao lado DIALOGO.



ATIVIDADE 2 - 

RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO. OBS: na primeira imagem a atividade esta ao lado do texto. é apenas uma pergunta sobre as teses de Lutero. 



ATIVIDADE 3 - 

RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO. 



 

Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 



História - Professora Anne - 6 ano B e C - Aula 01 (2 bimestre)

Bom dia amadinhos ... Estamos começando o 2 bimestre, e bem diferente do primeiro nesse já sabemos como as coisas funcionam e espero que vocês tenham conseguido se organizar. Então vamos la !!!

No primeiro bimestre nós estudamos como surge a historia, como ela se torna historia, o papel do historiador e demos incio a pré historia, como foi construído  mundo em que vivemos e como ele evoluiu até podermos ter registros suficientes para então determinar onde começava a historia do mundo e o que ainda é pre historia porque estamos em constante estudo daquele período que ainda é bastante misteriosos para nós. 

2º bimestre -  Povoamento da América. 
 
A maior parte dos estudiosos concordam que o local de origem do ser humano é Africa. E eles baseiam-se em descobertas que fizeram justamente no território africano, a principal descoberta foi um fóssil de gênero feminino que tinha cerca de 3,2 milhões de anos. Com os estudos chegaram a conclusão de que os humanos nômades percorreram toda a Asia, Europa e por fim chegaram a America. Veja mapa abaixo. Leia com atenção as duas hipóteses que levantaram os estudiosos sobre o caso. estas hipóteses estão na pagina 54 do livro didático. 

Seguindo esta linha de pesquisa em 1999, o pesquisador Walter Neves, revelou para o mundo o fóssil mais antigo já encontrado na America, tratava-se de um cranio de gênero feminino de cerca de 11500 anos, que batizaram de Luzia. Pra entender essa história segue a linha da vídeo aula. 

 

Iiiiii complicou, então bora descomplicar ... segue a linha ... 


ATIVIDADE 1 - 

FAÇA UMA PESQUISA SIMPLES E REGISTRE NO CADERNO SOBRE OS POVOS UMBU E SAMBAQUIS

ATIVIDADE 2 - 

LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS DO PIAUI, FAÇA UMA PESQUISA SOBRE A CIENTISTA ARQUEÓLOGA NIÉDE GUIDON E A SUA REPRESENTAÇÃO PARA O BRASIL E A CONSTRUÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA. 

ATIVIDADE 3 - 

REALIZE NO CADERNO AS ATIVIDADES, LEMBRANDO QUE NÃO PRECISA COPIAR NADA APENAS COLOCAR A RESPOSTA.




Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Português - Professora Thiara - Turmas: 8 Anos A B C e 9 B - Aula 01 (2º Bimestre)

Bom dia AMadiNHoooooossssssssSSSSSS!!!

1º Leiam a atividade antes de fazerem perguntas ...

2º A Leitura é nossa amiga e impede que façamos perguntas idiotas - LEIAM A ATIVIDADE ANTES DE PERGUNTAR ... hehehehheheheheheehe 

3º Já leu as indicações anteriores? Agora Leiam a ATIVIDADE !!

8º e 9º ano

PARTE I


DISSERTAÇÃO – Texto de opinião

 

É aquele que analisa e interpreta dados da realidade por meio de conceitos comprovados, nele a referência do mundo real se faz por meio de conceitos amplos, com recursos de argumentação, para ilustrar leis ou teorias gerais. Na dissertação existe um encadeamento lógico dos enunciados – relações de causas e efeitos, fatos e suas condições, premissas e conclusões.

 

Você não pode simplesmente dizer “eu gosto de arroz com farinha!”, se alguém lhe perguntar o motivo, você deverá saber dizer o porquê, isto é a condição do seu fato. Se alguém lhe disser: Vamos a praia? E você responder: “não gosto de praia”, já na sua cabeça você tem as razões e os motivos para dizer o porquê não gosta de ir à praia. Esses seus motivos são os seus argumentos, ou seja, você já tem uma opinião formada sobre aquele assunto.

 

Vejamos um exemplo:

As condições de bem-estar e de comodidade nos grandes centros urbanos como São Paulo são reconhecidamente precárias por causa, sobretudo, da densa concentração de habitantes num espaço que não foi planejado para alojá-los. Com isso, praticamente todos os polos da estrutura urbana ficam afetados: o trânsito é lento; os transportes coletivos são insuficientes; os estabelecimentos de prestação de serviços são ineficazes.

 

Por partes agora!

Esse parágrafo pode ser dividido em duas partes essenciais:

1º tese: Condições precárias dos grandes centros urbanos

2º argumentos: o trânsito é lento; os transportes coletivos são insuficientes; os estabelecimentos de prestação de serviços são ineficazes.

 

Em um texto completo, cada um desses três argumentos (motivos, porquês) devem ser completamente explicados para que o leitor entenda o ponto de vista daquele que escreveu a dissertação. E por fim o texto apresentará uma conclusão, onde se reafirma a opinião e o que já foi dito sobre a tese.


Lembre-se!

Argumentar é debater ideias e procurar convencer o interlocutor.

 

PARTE II

 

Os gêneros argumentativos são:

  • Resenha crítica
  • Sermão religioso
  • Carta aberta
  • Crônica argumentativa
  • Dissertação
  • Artigo de opinião
  • Tese
  • Manifesto
  • Soneto
  • Textos publicitários
  • Editorial
  • Reportagens
  • Carta argumentativa
  • slogans

 

Os gêneros destacados, na lista acima, são aqueles com que temos mais contato, na escola, trabalho, dia a dia – ao lermos jornais, revistas, propagandas, programas, na internet. Principalmente quando há concursos, entrevista de emprego, vestibulares, é com esse gênero que seremos avaliados, as vezes precisamos ler e interpretar e as vezes devemos produzir um texto como esse, ou seja, dissertação argumentativa.

 

 

Quais são as partes de uma argumentação?

TESE – Sempre no 1º parágrafo, o autor incia a proposta a ser desenvolvida. Tese é o assunto a ser desenvolvido, a ideia que se quer expor. Já no primeiro parágrafo o autor coloca as principais motivações e sua posição, ou seja, sua opinião.

DESENVOLVIMENTO/ARGUMENTOS – Serão os próximos parágrafos, neles deve-se explicar sua ideia defendida, já posta no primeiro parágrafo; neste tipo de texto seus argumentos devem ser embasados na realidade e comprovados.

CONCLUSÃO – O último parágrafo deve conter a reafirmação da opinião e de forma rápida e simples concluir seus argumentos.

 

IMPORTANTÍSSIMO!

Nunca ache no texto dissertativo, sempre tenha certeza, afinal é sua opinião.

 

PARTE III

 

Tipos de argumentos

a) Argumento de autoridade – É uma afirmação no saber notório de uma autoridade reconhecida num certo domínio do conhecimento, como especialistas em diversas áreas como da saúde, da econômia, da segurança pública, etc.

b) Apoio na consensualidade - Há certos enunciados que não exigem demonstração nem provas porque seu conteúdo de verdade é aceito como válido por consenso, ao menos dentro de um certo espaço sociocultural, as pessoas que lá convivem já entendem como correto ou incorreto.

c) A comprovação pela experiência ou observação - O conteúdo de verdade de um enunciado pode ser fundamentado por meio da documentação com dados que comprovem ou confirmem sua validade.

d) A fundamentação lógica - A argumentação pode basear-se em operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, consequência e causa, condição e ocorrência, etc.

 

Discurso direto na argumentação pode? Claro que pode, mas ao contrário do texto narrativo você não vai usar o travessão, deverá ser usada as aspas, e colocar o nome da autoridade que afirmou aquilo que foi dito. Exemplo: “Não há nada de mais trágico nesse mundo do saber o que é certo e não fazê-lo.”, disse Martin Luther King.

 

Para facilitar a escrita de seu texto use os seguintes recursos:

 

·         Trate de um só tema. Um texto cheio de informações desencontradas não é entendido por ninguém; fica-se sem saber qual é seu objeto central.

·         Comprove suas teses com citações de outros textos autorizados. Um texto ganha mais peso quando encontramos outros textos que tratam do mesmo tema.

·         Use o raciocínio e a razão para estabelecer coerência e lógica entre as partes do texto.

·         Confirme com exemplos as afirmações que fez. Os dados da realidade dão peso a

afirmações.

  • Exponha com clareza e objetividade sua posição, elabore uma conclusão prática e que resuma bem aquilo que foi dito, mesmo que necessite de dois parágrafos.

 

O que não fazer em um texto argumentativo:

 

  • Não use palavras que têm uma extensão de significado muito ampla;
  • Não use palavras de significado vago para apoiar argumentos, sem elaboração própria e sem critério, expressões de senso comum;
  • Não use de exemplos e modelos frases inadequadas ou que é dito por apenas um grupo de pessoas.

Em seu texto seja sempre!!

  • Impessoal
  • Objetivo
  • Preciso
  • Modesto
  • Informativo
  • Claro e distinto
  • Culto
  • Frases curtas e simples
  • Próprio e concreto

 

PARTE IV

 

Não há uma receita infalível para se construir um texto; antes de usar qualquer uma das expressões abaixo é necessário verificar se o uso é adequado ao texto.

 

Para a introdução do texto dissertativo:

É de conhecimento geral que

Grande parte da população sabe que, no país, há tempos, observa-se

Cogita-se, com muita frequência,

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de

Muito se debate, nos dias atuais

...é de fundamental importância em

É de fundamental importância o (a)

É indiscutível que…/ É inegável que

Muito se discute a importância de

Comenta-se, com frequência, a respeito de

Não raro, toma-se conhecimento, por meio de

Apesar de muitos acreditarem que

Ao contrário do que muitos acreditam,

Pode-se afirmar que, em razão de… ( devido a, pelo)

Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de

Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual

Ao analisar o (a, os, as),

Possível conhecer o (a, os, as)…, pois…

 

Para iniciar o desenvolvimento do texto dissertativo pode-se usar:

Para o primeiro parágrafo do desenvolvimento

Primeiramente

Inicialmente

Em primeiro lugar

Em primeiro plano....

Antes de mais nada...

É preciso pontuar de início...

Nota-se a princípio...

Verifica-se principalmente...

É necessário observar sobretudo

Para os demais parágrafos do desenvolvimento

Além disso

Outro fator existente

Outra preocupação constante

Ainda convém lembrar  

Por outro lado

 Em segundo lugar,

 Em segundo plano,   

Ademais,  

 Outrossim,  

 Vale destacar também  

Verifica-se ainda

 

 

Ao contrário do que muitos usam, não comece uma conclusão dizendo concluo que... amplie seu vocabulário

 

Para iniciar a sua conclusão, verifique a possibilidade de usar uma das expressões abaixo:

Em virtude dos fatos mencionados,

Por isso tudo,  

Levando-se em consideração esses aspectos,

Dessa forma,

Em vista dos argumentos apresentados,

Dado o exposto,

Tendo em vista os aspectos observados,

Levando-se em conta o que foi observado,

Em virtude do que foi mencionado,

Por todos esses aspectos,

Pela observação dos aspectos analisados,

Portanto, ... / Logo, ... / Então, ... / Assim,

 

PARTE V

 

Juntos vamos analisar um texto dissertativo

O texto abaixo foi extraído do Manual de Redação de José Lins do Rego, de domínio público – adaptado para a atividade

 

             Para educar um filho, não é necessário chefiá-lo como se ele fosse um soldado. Teria que lhe dar certa autonomia, para que pudesse livremente escolher o seu clube de futebol, procurar os seus livros, opinar à mesa, sem que esta aparência de liberdade fosse além dos limites. Não queira que se pareça com um ditador, nem tampouco um escravo. As crianças e adolescentes mandões e os passivos são duas deformações desagradáveis.

              Cuidados maternos são os mais justificáveis, como temer pelas escolhas e querer escolher por eles; mas, também exercer de autoridade excessiva, poderão, em vez de orientar criar falhas lamentáveis.

               O mestre verdadeiro não é aquele que faz o discípulo à sua imagem, mas o que sabe conservar no discípulo a personalidade que ele tem. Se há, então, um desvio doentio, entra mais o médico, que é, no seu caso, um auxiliar precioso da natureza, nas correções e curas que opera.

(...)

 

Vamos ler com muita, mas muita atenção o texto. E observem as partes grifadas, que nos informam, respectivamente, sobre: tese, argumentos e conclusão, partes fundamentais de um artigo de opinião.

O primeiro parágrafo traz para nós uma introdução sobre o tema, sobre a tese, além disto podemos já perceber que ele toma uma posição, já tem uma opinião do tema escolhido; ainda neste parágrafo ele já nos mostra seus dois argumentos.

No segundo parágrafo de forma bem objetiva e breve, explica sobre os argumentos escolhidos. (Normalmente, cada um dos argumentos escolhidos para defender sua ideia deveria estar em um parágrafo diferente).

Já o último parágrafo, há a reafirmação daquilo que já foi dito anteriormente, com outras palavras e mantém sua opinião sobre a temática abordada no texto.

 

 

Certo pessoal! É isso! Fácil não é mesmo?? Nós já fazemos tudo isso quando expomos nossa opinião, a diferença é que agora vamos organizar de forma que seja uma receita quase infalível, o que vai eliminar esse quase... nossa prática! Prática na leitura dos textos neste gênero, prática ao analisar, prática em escrever!

 

PARTE VI

 

Vamos exercitar!! Responda no caderno, não é necessário copiar, apenas responder! Caso seja necessário leia novamente e depois volte aos exercícios.

Lembrando que antes de inciar os exercícios você deverá: colocar data, nome da atividade/conteúdo, e enumerar os exercícios corretamente.

 

1. De acordo com a sua opinião procure conceituar as seguintes palavras:

a) A MENTIRA - ________________________________________________________________

b) O TEMPO - __________________________________________________________________

c) A INFÂNCIA - ________________________________________________________________

d) UM ADULTO (visto que ainda são adoslecente e que moram sob a supervisão de um) - _____

_____________________________________________________________________________

e) A MORTE - __________________________________________________________________

f) O SONHO (sonhos materiais, aqueles que vocês almejam ter) - _________________________

_____________________________________________________________________________

 

A estrutura do texto argumentativo (opinião) pode ser representada da seguinte forma:

1º parágrafo – Tese (tema)

2º parágrafo – Desenvolvimento (primeiro argumento)

3º parágrafo – Desenvolvimento (segundo argumento)

4º parágrafo – Desenvolvimento (terceiro argumento)

5º parágrafo – Conclusão

 

2. A seguir teremos alguns esquemas que devem ser desenvolvidos. As partes que faltam devem ser completadas, procurando manter a coerência entre as ideias já apresentadas, antes de escrever a sua parte leia, releia as partes já escritas com dupla atenção:

 

a) Tese: (escreva qual é a tese para os argumentos abaixo e para a conclusão) ___________________________

_____________________________________________________________________________________________

Desenvolvimento: 1º argumento – O sanduíche como refeição rápida. 2º argumento – A falta de balanceamento adequado nos pratos que tradicionalmente são consumidos. 3º argumento – O baixo poder aquisitivo da maioria da população para a aquisição dos alimentos ricos em proteínas e vitaminas.

Conclusão: A má alimentação no Brasil, portanto, é um problema de causas tanto culturais quanto político-sociais.

 

b) Tese: Autoridade e autoritarismo são diferentes.

Desenvolvimento: 1º argumento – (leia com atenção a tese, os demais argumentos e a coclusão e escreva o primeiro argumento).__________________________________________________

_____________________________________________________________________________ 2º argumento – Autoritarismo, por outro lado, é a imposição da vontade de quem dispõe de alguns meios (leis, força física ou policial) para que sejam cumpridas as normas ou mantida a ordem. 3º argumento – Nada do que é imposto será admirado por alguém, a autoridade é o que inspira admiração e faz com que se goste do que faz.

Conclusão: Portanto, enquanto a autoridade emerge naturalmente de uma correlação de forças, como resultado se um processo de vivência e troca de experiências, o autoritarismo é a ditadura ou a tirania de poucos sobre muitos.

 

c) Tese: A ecologia corre o risco de tornar-se uma bandeira de luta esvaziada.

Desenvolvimento: 1º argumento – Propagandas ecológicas de grandes grupos econômicos responsáveis por desmatamento e poluição visam redimi-los de sua responsabilidade perante a opinião pública. 2º argumento – A defesa ecológica como proposta de todos os partidos políticos, sem que haja medidas concretas. 3º argumento – A ecologia tornando-se mercadoria no mudno da moda, sobretudo na roupa dos jovens.

Conclusão: (agora a sua vez de escrever a conclusão após ler atentamente a tese, e o desenvolvimento) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. A partir das informações abaixo você deverá escrever a sua dissertação. Não fuja do tema proposto na tese. (Coloque título no seu texto)

Tese: O teatro, assim como a escola, cumpre um papel pedagógico.

Desenvolvimento:

1º argumento – Na Grécia antiga, o teatro exercia uma função de ensinar, ponde em discussão temas polêmicos.

2º argumento – O teatro grego como forma de reflexão sobre valores individuais e coletivos.

3º argumento – O teatro pedagógico-político de Bertolt Brecht.

4º argumento – O teatro como forma de maturidade e preparo para a vida real.

Conclusão:  O teatro e a escola têm em comum o compromisso com a formação plena do ser humano.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


(Observações importantes:

9º ano B - confira no link quem foi Bertolt Brecht, para que você possa incorporar suas ideias e ideais em seu artigo de opinião  https://www.ebiografia.com/bertolt_brecht/

8º anos – descartem o terceiro argumento na realização de vossas atividades.)

 

4.

Um escritor americano achava que se

Devia olhar as coisas como se fosse pela

 última vez; já o autor do texto que você

vai ler pensa exatamente o contrário:

deve-se olhar o mundo como se fosse

sempre pela primeira vez.

 

Vista Cansada

Otto Lara Resende

 

               Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela última ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outri escritor quem disse. Essa ideia de olhar pela última fez tem algo de deprimente. Olhar de despedida, de quem não crê que a vida continua, nao admira que o Hemingway tenha acabado como acabou. Fugiu enquanto pôde do desespero que o roia – e daquele trio brutal.

               Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poet é só isto: um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não-vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.

                 Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo salão do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.

                  Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia. Em 32, nunca o viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar tivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por sua ausência. O hábit suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas ha sempre o que ver. Gente, coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos.

                    Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

Jornal Folha de S. Paulo, 23 fev. 1992.

Hemingway: Ernest Miller Hemingway (1898-1961), escritor norte-americano, autor de vários livros, como Adeus às armas, O velho e ò mar, Por quem os sinos dobram. Suicidou-se com um tiro.

Banalizar: Tornar banal, comum, vulgar.

Rotina: Hábito, sequência de atos repetidos de todos os dias.

Rito: Regras e cerimônias que se devem observar na prática de uma religião; conjunto de tarefas rotineiras do dia.

Após a leitura atenta do texto responda as questões abaixo:

I. Segundo o escritor Hemingway, como se deve olhar as coisas? _____________________________________________________________________________

 

II. O autor do texto concorda com essa opinião do escritor americano? Por quê? _____________________________________________________________________________

 

III. Por que, normalmente, nós não vemos as coisas que estão a nossa volta? E qual é a consequência desse nosso olhar cansado para as coisas que nos cercam? Justifique suas respostas.

_____________________________________________________________________________

 

IV. O autor do texto compartilha com a opinião de Hamingway sobre a maneira de olhar as coisas? Justifique sua resposta transcrevendo uma expressão do primeiro parágrafo do texto.

_____________________________________________________________________________

 

V. O que o autor quis dizer com a afirmação: “Um poeta é só isto: um certo modo de ver”?

_____________________________________________________________________________

 

VI. Por que é difícil tentar ver as coisas que estão ao nosso redor como se fosse pela primeira vez?

_____________________________________________________________________________

 

VII. Você acha que nós devemos olhar as coisas como se fosse pela última vez ou pela primeira vez? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________________

 

VIII. Na sua opinião, a rotina acaba com a curiosidade e gera a indiferença? Cite algumas situações do seu cotidiano que exemplificam sua resposta.

_____________________________________________________________________________


IX. Segundo o autor, os poetas e as crianças enxergam o mundo de um modo diferente dos adultos. Quem mais, na sua opinião, vê o mundo de um jeito especial?

_____________________________________________________________________________


5. Leia os textos abaixo, tire suas conclusões e depois escreva seu artigo de opinião:



TEXTO II

Violência urbana no Brasil

A violência se manifesta por meio do abuso fa força, da tirania, da opressão. Ocorre do constragimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer eu deixar de fazer um ato qualquer. Um dos maiores problemas urbanos do Brasil é a violência, visto que os país apresenta altos índices de criminalidade.

Conforme dados do Ministério da Justiça, em 2007 foram registradas 41.547 mortes decorrentes de crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte e de lesões seguidas de morte. A violência urbana é um fenômeno presente em várias cidades brasileiras, afetando, portanto, uma grande parcela da sociedade nacional. Todos os dias, de muitos modos, conversamos sobre temas ligados a violência em nossas cidades.

É comum encontrarmos pessoas que sofreram algum assalto, sequestro ou tiveram algum parente assassinado. Os noticiários exploram fortemente esse tema, até porque rende ibope. Programas de televisão criam estratégias próprias para atrair a atenção do público comentando assuntos ligados à violência que ocorre nas grandes cidades, destacam notícias de assassinatos, sequestros, assaltos, estupros, entre outros tipos de violência.

Que País é este? As pessoas não sabem mais o que fazer! Colocam grades, cachorros, cercas elétricas, constroem condomínios fechados, isolam-se, não saem à noite, vivem enclausurados. Estamos produzindo uma “cultura do medo”. Todavia engana-se quem acredita que o fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros.

Esse problema pode ser observado também em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram um aumento no número de assaltos, homícidios e outros atos de violência, o que deixa as populações locais apreensivas. Isso comprova que a violência tem tomado proporções gigantescas e atualmente é configurada como um “morbus social” que carece de uma solução urgente.

 

TEXTO III


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PESSOAL, É IMPORTANTE LER TODAS AS INFORMAÇÕES DO TEXTO, É EXTENSO, PORÉM IMPORTANTÍSSIMO!!! É PARA A VIDA! É PARA SE DAR BEM NA VIDA! CADA UMA DAS PARTES SERÁ EXPLICADA ATRAVÉS DOS CANAIS DE ATENDIMENTO, TANTO INDIVIDUALMENTE COMO COLETIVAMENTE!! FIQUEM LIGADOS E NÃO PERCA NAAAAAADAAAAAA...

 

ATÉ BREVE! MUITO EM BREVE!! HAHAHAHA

Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala.