segunda-feira, 18 de maio de 2020

Português 8 Anos A B C - Professora Thiara - Aula 02

8º anos A, B, C.


Aula 02 - Português. 

Leiam com atenção as orientações, mais uma vez pandinhas, LEIAM com atenção as orientações. Mas professora é pra copiar no caderno? LEIAM COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES!!!! 


Antes que vocês surtem e fiquem com cabelos brancos como eu vamos a vídeo Aula - se não assisti não vai pegar o fim da meada, tem que assistir!!! 




Gênero textual – Carta ofício

 

Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, empresa ou mesmo pessoa física, para solicitar, reivindicar ou comunicar algo. Seu texto deve ser escrito de maneira formal e conter argumentos coerentes e consistentes, de forma a justificar o pedido. É importante se atentar para o vocabulário (evitando repetições de palavras) e para a correção gramatical. Em alguns contextos, um ofício pode também ser chamado de memorando.

 Ao escrever um ofício, uma pessoa formalmente manifesta sua visão ou opinião, fixando assim uma “posição oficial”. Em alguns órgãos, ofício é o termo usado para correspondências externas, enquanto memorandos são internos.  Um ofício pode ser simples, destinado a uma só pessoa ou instituição, ou múltiplo, voltado a diferentes destinatários. O formato não precisa ser engessado, porque é bastante frequente que cada órgão ou corporação tenha suas peculiaridades e normas próprias. Em geral, a formalidade é uma regra. Então, ao escrever uma correspondência assim, aposte em formas de tratamento (sr., sra., srta., ilmo. etc.), evite gírias e jargões, fuja de palavrões e vocabulário chulo e prefira a norma formal da língua em oposição ao coloquialismo; quer dizer, evite escrever da maneira costumamos falar no dia a dia.

É comum incluir nome e endereço do destinatário em um único bloco, no topo ou no final do documento, indicando aos cuidados de quem (A/C) se destina o pedido ou comunicado. Assim como memorandos ou avisos, essa prática é especialmente útil para ofício destinado a uma instituição, onde há muitas pessoas trabalhando e um grande volume de cartas sendo recebidas. A área de protocolo de uma organização assim precisa saber, da forma mais clara e direta possível, como direcionar cada um dos documentos. (Ver exemplo)

Os tipos de ofício mais comuns são:

  • Oficio de solicitação: Documento com demandas de providências, de informações, de materiais ou proposta de acordo, entre outros fins sobre temas diversos. Pode servir para renegociação de débitos tributários a mudanças cadastrais. O foco é o pedido que você ou sua empresa vai apresentar ao órgão público em questão.
  • Ofício de comunicação: Correspondência de caráter meramente informativo, como informar a quitação de um débito, a solução de um problema previamente notificado ou formalizar algum tipo de medida adotada.
  • Oficio de pedido ou requerimento: Semelhante ao de solicitação, segue modelos mais padronizados conforme o caso. O requerimento costuma envolver temas e formatos específicos.
  • Ofício jurídico: Documento destinado ao poder Judiciário, como tribunais de Justiça, Ministério Público ou mesmo advogados ou representantes legais de outra partes (o advogado de outra pessoa). Neste último caso, trata-se de uma correspondência extra-judicial.
  • Ofício para pedir patrocínio: Correspondência dedicada a solicitar aporte de recursos a um projeto, evento ou ação.

Vejamos os exemplos:

MODELO DE OFÍCIO

 Modelo 01

Local e data vigente

  

 

 

A (NOME COMPLETO DO DESTINATÁRIO / DESTINATÁRIOS)

 

A/C (Serviço de Atendimento ao Cliente / Nome do gerente responsável

Endereço completo)

 

Assunto: (colocar a reclamação ou solicitação de colocar nome)

 

 

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 Modelo 02

Prezados senhores,

 

Em data, estive em seu estabelecimento e (descrever  o que se deseja como a compra ou o serviço contratado, o valor pago, a forma de pagamento, os dados do produto ou serviço), conforme recibo anexo. Ocorre que (descrever o problema, pedido ou solicitação com todas as informações pertinentes, como defeitos encontrados, falta de atendimento, danos causados apesar do uso correto do produto, descumprimento de prazo de entrega, ou outro assunto).

Diante do exposto, solicito (especificar a solicitação, com clareza: como troca do produto, reexecução do serviço, entrega do bem prometido, etc., em conformidade com o artigo inserir o número do artigo do CDC e, se possível, acrescentar o texto legal para dar ênfase à causa do Código de Defesa do Consumidor).

Dessa forma, fica V. Sa. notificada de que, na falta de atendimento à presente reclamação ou solicitação, no prazo de escolher entre 5 e 10 dias, de acordo com a gravidade do assunto , a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a entidades de defesa do consumidor, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis. Aguardo sua resposta por escrito.

 

  

Atenciosamente,

 

 

 

Assinatura

__________________________________


 

 

Seu nome completo

Endereço completo, telefone, fax ou e-mail para contato

 

 Atividade 1

 

Agora que você já sabe como elaborar uma carta é a sua vez!

Você deverá escrever uma carta direcionada a Professora Thiara, solicitando uma vídeo-aula, feita para ela, não se esqueça de justificar o motivo do pedido.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



GÊNEROS TEXTUAIS – CAUSO E CORDEL

 

O que é um causo? Você saberia responder?

O causo é uma história, uma narrativa, os causos, geralmente são contados no interior das cidades, muitas vezes parecem histórias inventadas de tão estranhas que parecem ser... dizem que os pescadores são grandes contadores de causos, pois contam histórias tão estranhas, tão mirabolantes que quase ninguém acredita, exceto eles que juram que aconteceu. Na família de todo mundo tem uma pessoa que gosta de contar causos, histórias antigas que nos fazem rir, ter medo, chorar ou ficar chocados!!

Os causos podem ser narrativos ou em forma de poesia; nos causos aparecem seres fantásticos, sobrenaturais e é cheio de fantasia e aventura. Vamos ver um causo que aconteceu em uma escola lá pro meio das bandas do interior...

 

O USO DA CRASE (CAUSO, CORDEL)

Publicado em 08/07/2011 no site Poesia e Cordel

Olá,

Hoje resolvi contar um pequeno causo de um poeta que ao conversar durante a aula de português foi indagado a responder a sua professora substituta sobre o tema explicado.

A professora estava explicando o assunto crase, quando viu que lá no fundo da sala alguém conversara muito alto, então parou a aula e disse praticamente gritando:

-“Quem agora conversar
vai ter que me responder
o assunto é complicado
e para se aprender
tem que prestar atenção
em tudo que vou dizer”.

Aí, diante do berro da professora  o silêncio imperou na sala e todos ficaram calados exceto  um jovem de nome “Zé Linguiça”, garoto magro e neto de um dos maiores cantadores da região.

A professora mais indignada possível chegou perto de Zé Linguiça e lhe falou:

-“Zé linguiça seu magrelo
pode agora levantar
vá para frente da sala
trate de se apresentar
e explique o assunto
pois aqui eu vou ficar”.

Zé Linguiça levantou e se dirigiu a frente da sala e disse:

-“Meu nome é Zé Linguiça
e agora vou ensinar
pra vocês  o que é crase
e quem quiser perguntar
pode ficar a vontade
que responder irei tentar”.

Então, começou a explicação do assunto usando septilhas:

A crase caracteriza-se
como uma simples fusão
do “a” artigo feminino
com o “a” preposição
dos pronomes demonstrativos
e também dos relativos
causando a acentuação.

Seu acento é o grave
um agudo invertido
o uso de forma errada
pode ser repercutido
gerando contradição
e causando confusão
deixando o povo sentido.

Para empregar a crase
é fácil de aprender
substitua o “a” por “ao”
se a frase, conseguir ler
você pode acentuar
sem ter medo de errar
pois com certeza  vai ter.

E vos digo um exemplo
prestem muita atenção
vou usar a crase agora
e nessa situação
se você não ficar ligado
pode acentuar errado
e ir pra recuperação.

Nessas férias eu viajo
Ainda não sei o dia
De ônibus ou avião
e já reservei um guia
está tudo preparado
quando o dia for marcado
vou viajar à Bahia.

Sem ter palavras, então a professora se viu no último suspiro a dizer:

Zé Linguiça, meu aluno
hoje entrego humilhada
o giz e o apagador
e vou pegar a estrada
pois a vaga de professor
já está bem completada.

 O texto apresentado acima é um causo, escrito em forma de cordel. Esse gênero textual veio de Portugal e se instalou no Nordeste Brasileiro. Os cordelistas tiram assuntos de tudo quanto é canto para fazerem seus poemas, como o dia a dia de suas cidades, o cenário político, o folclore e os poemas são escrito em versos cerca de 7 a 10 em cada estrofe. Cada cordelista usa ao máximo o sarcasmo, a ironia, a sátira e o bom senso para falar de seus poemas. Não dá para contar um cordel sem lembrar de um causo e nem um causo sem um cordel, por isso aqui tem alguns causos e cordeis para você se distrair e entender melhor esses gêneros textuais.


Rolando Boldrin 


Ariano Suassuna  - Atendendo telefone na advocacia!!

Ariano Suassuna - O gago e o Telefone!!

História de Cordel 


Música Pena / Banda - O Teatro Magico 


ATIVIDADE DE CORDEL 

Após a leitura e da letra da música e ouvi-lá, vamos ao entendimento do poema!!!

 

  1. O que você entendeu da letra deste poema? 
  1. O título é “Pena” o que quer dizer em relação a canção? Qual o sentido da palavra usado nesta canção? 
  1. A música faz relação da vida do palhaço; uma crítica é apresentada pensando nos sentimentos deste. Qual é essa crítica? 
  1. Releia os versos abaixo:“Acordes em oferta, cordel em promoção / A Prosa presa em papel de bala /Música rara em liquidação”- As palavras: oferta, promoção e liquidação referem a quê? 

5. Leia:

“A porcentagem e o verso

rifa, tarifa e refrão

Talento provado em papel moeda

Poesia metamorfoseada em cifrão”

Mais uma vez algumas das palavras referem-se a vendas, a transações comerciais. O que o autor da música quis dizer com estes versos? 

  1. Falando em versos... os versos são cada uma das linhas dos poemas, que podem ser divididos em estrofes, que são os conjuntos de versos, separados por um espaço em branco. Quantos versos há no texto? 
  1. Como você se sente em relação ao que as pessoas dizem de você? Você também mascara seus sentimentos? Você se esconde por conta do que as pessoas falam de você? Ou você sabe quem você é e realmente, (sem mentir para você mesmo) sabe quem você é?? 
  1. No final da bela canção, o palhaço sabe quem ele é, apesar de todos os rótulos dados a ele, finaliza dizendo: “Eu sinto que sei que sou um tanto bem maior”. O que quer dizer essa frase dentro do texto?



Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 



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