terça-feira, 26 de maio de 2020

Português - Professora Thiara - 7 Ano e 8 º Relembrando - Aula 3

7º ano

8º Relembrando...para atividades futuras !!

 

 NOTÍCIAS


A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção nos informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais e revistas. As características de uma notícia são: linguagem simples e formal, clara, objetiva e precisa. Relata fatos que interessam o público em geral, com fatos atuais. 

A ESTRUTURA DA NOTÍCIA

A estrutura da notícia é denominada pirâmide invertida, pois caracteriza-se por apresentar, logo no primeiro parágrafo, a principal e mais relevante informação. Este primeiro parágrafo é chado de lide e nele são expostos traços peculiares condizentes ao fato, buscando expor as informações básicas relacionadas às seguintes questões que veremos a seguir:

O quê?

O que aconteceu? Contar os fatos de forma objetiva

Quem?

Quem são os envolvidos no fato exposto

Onde?

Em qual ou quais lugares aconteceram os fatos

Quando?

Qual a data e horário do ocorrid?

Como?

Dar o máximo de detalhes possíveis de como tudo aconteceu

Por quê?

Quais as causas que levaram ao acontecimento dos fatos ocorridos


AS PARTES DE UMA NOTÍCIA
 

Ø  MANCHETE  (TÍTULO PRINCIPAL) – Geralmente é escrito de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

Ø  SUB TÍTULO (TÍTULO AUXILIAR) – Serve como um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.

Ø  LIDE – É o primeiro parágrafo e nele são expostas as informações que mais despertar a atenção do leitor para continuar com a leitura do texto. Busca responder as principais perguntas. Esta estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e por poder levar informações rápidas e claras ao leitor.

Ø  CORPO DA NOTÍCIA – Trata-se da informação propriamente dita, o texto, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos são priorizadas.

Outras informações com detalhes mais importantes vem logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lide, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícias, os eventos são apresentados pelo interesse, na perspectiva de quem conta e pelo o que o leitor pode considerar mais importante.

VERACIDADE DOS FATOS E IMPESSOALIDADE

A notícia é um relato de uma série de fatos verídicos e não deve, de maneira alguma, apresentar informações incertas ou mentirosas. O texto deve ser o mais impessoal possível, contando com informações concretas que podem ser comprovadas através de entrevistas com as testemunhas, fotos ou filmagens. Tais detalhes asseguram ao leitor a veracidade dos fatos.

A linguagem jornalística deve:

prezar imparcialidade, neutralidade sobre aquilo que relata;

o uso de terceira pessoa, sempre;

verbos no modo indicativo;

ausência de opinião e não usar adjetivos que possa dar impressão de subjetividade. 

A linguagem do jornal é coloquial, isto é, mais próxima à maneira como falamos, mas é necessário atentar para as regras gramaticais. Isto ocorre intencionalmente, pois o objetivo é se aproximar e se adequar ao leitor, buscando uma comunicação mais eficiente.

 

Vamos entender na prática, lendo notícias

TEXTO I

Brasil enfrentou grandes blecautes em 1985 e 1999

Mais de 10 estados brasileiros sofrem apagão e cidades inteiras ficam no completo escuro por horas

12 NOV2009

08h03

atualizado às 08h05

O apagão que atingiu nove Estados brasileiros na noite desta terça-feira (10) repete duas crises no setor enérgico registradas na história recente do País. Em 1985 e em 1999, a população viu-se mergulhada na escuridão após o Brasil enfrentar problemas no setor elétrico. Abaixo, saiba mais sobre as causas e consequências dos problemas no setor:

1985
Um apagão afetou nove estados e durou cerca de três horas. Na época, a causa apontada para o problema foi a pequena rede de distribuição de energia do País. Segundo especialistas, algumas usinas eram capazes de produzir mais energia do que a rede era capaz de transmitir, e isso teria causado a queda no fornecimento de energia.

1999

Dez estados e o Distrito Federal foram atingidos pelo blecaute que ocorreu por volta das 22h do dia 11 de março de 1999, e é tido como o maior já enfrentado pelo Brasil. Quatro horas foram necessárias para que a energia fosse restabelecida, o último Estado a voltar a ter energia foi São Paulo. Cerca de 60 milhões de pessoas ficaram sem luz, grande parte delas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A primeira explicação para o caos dada pelo governo foi um raio que teria atingido uma subestação na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Algum tempo depois, porém, a capacidade energética do País foi colocada em cheque. A grande dependência na energia produzida por hidrelétricas foi apontada como a grande responsável pela crise que se instalou no País e deu origem ao racionamento de energia que teve início em 2001. Especialistas alertavam desde 1997 para o fato de que o nível dos reservatórios de água no Brasil vinham baixando por conta da falta de chuvas e já previam que o sistema elétrico sofreria um caos.

Falta de Luz

Um apagão atingiu pelo menos os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/ons-apagao-teve-mesma-grandeza-ou-foi-maior-que-em-1999,54380c79c08ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html acesso em 22/05/2020 as 13h

 

TEXTO II

 

SP: Vice-governador diz que estado amplia leitos para evitar colapso

Do UOL, em São Paulo 22/05/2020 08h29 Atualizada em 22/05/2020 10h55

 

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), disse hoje que o estado está ampliando o número de leitos hospitalares em razão da pandemia do novo coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde e a implementação de medidas mais duras, como o lockdown, mas não descartou a adoção delas caso haja necessidade.

 Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, Garcia negou que haja um temor de decretar medidas mais duras e disse que não falta coragem ao governador João Doria e ao prefeito de São Paulo Bruno Covas, ambos do PSDB, para fazer o que for necessário para enfrentar a epidemia, independentemente de eventual custo político.

 "Todos os dias incluímos novos leitos no sistema e isso está permitindo que, apesar do crescimento da epidemia, nós ainda não temos o colapso (...) Se nós percebermos que o sistema pode efetivamente entrar em colapso e não tivermos alternativas para ampliar o sistema ou para segurar a circulação do vírus, tomaremos a decisão que for necessária", afirmou o vice-governador.

Segundo ele, só na semana que vem mais de 400 leitos de UTI's na capital e na Grande São Paulo devem ser abertos.

"Se for necessário endurecimento em algumas regiões, flexibilização em outras, ou até manutenção, não tenho nenhuma dúvida de que o governador continuará com esse trabalho para salvar vidas", continuou Garcia, acrescentando que "vidas a gente não ressuscita, a economia a gente trabalha para ressuscitar depois".

 Na última quarta-feira (20), Doria disse ter esperança de que as pessoas vão respeitar o isolamento social durante o "megaferiado". O político tucano deu a entender que pode implementar um lockdown caso o índice não supere os 55%.

São Paulo é o epicentro do coronavírus no país. Desde o início da pandemia, 73.739 casos e 5.558 mortes foram registradas.

 Ontem, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou um projeto de lei que antecipa o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25). A medida vale para todo o estado.

 Na capital paulista, com mais uma antecipação, haverá um megaferiado de seis dias. Ele começou com feriados antecipados na quarta e quinta-feira. Hoje é ponto facultativo.

 Garcia disse que as autoridades têm feito apelos sucessivos para mostrar que o distanciamento social é a "única vacina" contra o novo coronavírus e que a quarentena foi fundamental para que o sistema de saúde pudesse ser preparado. A medida vale até o dia 31 de maio. 

 https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/22/rodrigo-garcia-vice-governador-de-sao-paulo-entrevista.htm acesso em 22/05/2020 as 13h15

 

Acima temos duas notícias, uma ocorrida entre os anos de 1985 e 1990, nenhum de vocês ainda havia nascido, a outra da data atual, vejamos

Preencha o quadro (reproduzindo em seu caderno)

Em relação ao fato, responda justificando

TEXTO I

TEXTO II

Qual é o mais apropriado para o momento?

 

 

Qual seria mais lido?

 

 

Qual apresenta impacto mundial?

 

 

Em qual deles não afeta a sobrevivência humana?

 

 

 

 

 

Em relação a estrutura da notícia, responda justificando

TEXTO I

TEXTO II

Qual o tipo de linguagem usada pelos textos?

 

 

Qual o fato apresentado?

 

 

Qual dos textos apresenta subtítulo?

 

 

Retire de cada um dos textos dois verbos no indicativo.

 

 

Quando aconteceram os fatos?

 

 

Qual dos textos apresenta uma linguagem em 3ªpessoa?

 

 

Qual das duas é mais próxima de nós leitores?

 

 

Por que aconteceram os fatos mencionados?

 

 

 

O que é preciso para ser um bom jornalista e não sair por ai divulgando qualquer notícia? Veja os quatro passos principais!

  • Observar – sempre ter um olhar curiosos, fazer perguntas...
  • Investigar – procurar respostas para as perguntas que você fez e encontrar boas fontes, fontes confiáveis e adequadas.
  • Registrar – anote, fotografe, grave, filme, desenhe, mas não deixe de registrar as informações obtidas.
  • Criar – contar da melhor forma de acordo com a história, cada história tem a melhor forma de ser contada. E busque ligar os fatos, para que eles fiquem ordenados de acordo com a linha cronológica da história.

 Criando

 1. Agora para a imagem abaixo, você deverá criar uma manchete e um subtítulo:


 

 

2. Crie uma notícia imaginando a volta as aulas.

O QUE É FAKE NEWS???

Você já caiu em uma fake news? Conhece alguém que não verifica a fonte e compartilha as notícias? Já parou para pensar que nas redes sociais há muitos links e sites que se dedicam as notícias falsas?

Fake News é o termo em inglês para notícias falsas. Por isso é muito importante que quando chegar ao seu conhecimento uma notícia que pareça duvidosa, ou que você está em dúvidas sobre a sua veracidade, pesquise em sites confiáveis.

Você sabia que a Rede Globo de televisão já publicou uma notícia fake?? Vamos ler a notícia abaixo da data de

  

Em 1990, Globo caiu em trote e divulgou notícia falsa em rede nacional

Muitos anos antes das mais variadas fake news assolarem as redes sociais e o WhatsApp, a Rede Globo foi vítima de um trote e divulgou uma notícia falsa em rede nacional há 29 anos, em 1990. O caso, que por pouco não foi divulgado no Jornal Nacional, não ficou impune e provocou a demissão de nove jornalistas.

No dia 1º de setembro daquele ano, às 18h30, a emissora noticiou que 60 brasileiros, 20 dos quais da cidade mineira de Governador Valadares , teriam sido presos tentando entrar clandestinamente nos Estados Unidos, através da fronteira com o México

 Mas tudo não passava de um trote de duas repórteres da sucursal de Governador Valadares do jornal Hoje em Dia, que ligaram para a TV Leste, afiliada global naquela localidade, e passaram a informação falsa.

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo de 6 de setembro de 1990, a brincadeira, evidentemente, era para ficar restrita à TV Leste. "Quando viram na televisão a notícia, em uma chamada para o Jornal Nacional, as duas repórteres entraram em pânico e avisaram a TV Leste, que passou o pânico para frente", informou a reportagem. "A notícia foi barrada a tempo de não entrar no JN", completou o texto.

O jornal procurou Alberico Souza Cruz, então diretor de jornalismo da Globo, que não foi encontrado para comentar a notícia.

Ainda de acordo com a publicação, a Globo tentou checar a notícia, mas não conseguiu. Sem internet para agilizar o processo (até mesmo ligações telefônicas eram difíceis de serem feitas em algumas ocasiões naquela época), a emissora tinha apenas o telex enviado pelas repórteres para a TV Leste, que seria assinado pela Polícia Federal.

(...)

A ideia original dos jornalistas da Globo era divulgar a informação no Jornal Hoje, na hora do almoço. Mas a TV Leste não conseguiu enviar imagens para o Rio de Janeiro. Algumas horas depois, mesmo sem qualquer confirmação, regra número um do jornalismo, o Brasil inteiro ficou sabendo do fato, que, evidentemente, não teve grande repercussão justamente pela falta de algo como as redes sociais. Tanto que a própria Folha divulgou a história somente alguns dias depois.

Mesmo assim, o caso não ficou impune: as duas repórteres do Hoje em Dia foram demitidas. De acordo com a Folha, também aconteceram sete demissões no departamento de jornalismo da Globo no Rio de Janeiro. "Na distribuição de responsabilidades, a TV Leste afirma que a Globo vacilou ao dar a informação não-checada, e a TV Globo de Belo Horizonte, de propriedade da rede, joga o problema nas costas da TV Leste e do Hoje em Dia", finalizou o texto.

Texto adaptado para a aula.

 https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-1990-globo-caiu-em-trote-e-divulgou-noticia-falsa-em-rede-nacional-29306 acesso em 26/05/2020 as15:27

Exercícios:

  1. Relate aqui uma notícia fake que você já públicou em alguma das suas redes sociais.
  2. Elabore uma notícia fake sob o tema Covid-19.
  3. Pense em alguma coisa que deixe você e sua família bem chateados, e elabore uma manchete fake news para esse assunto.
  4. Busque na internet uma notícia e as fontes para provarem que ela é verdadeira.
  5. Em se tratando de whatsapp sempre tem uma corrente para compartilhar que normalmente é fake news. Agora é sua vez de inventar uma corrente fake.

 

É muito importante lembrar que fake news é muito prejudicial a nossa vida, ela pode acabar desastrosamente de várias formas com a saúde física e mental das pessoas. Aqui a produção das fakes news é pura e inteiramente para que se entenda do assunto, de forma educacional, e a professora Thiara é extremamente contra esse tipo de texto, as professoras que trabalham com este blog abominam as fake news. Compartilhe apenas o que for verdadeiro, compartilhe aquilo que você sabe e viu. Compartilhe coisas boas.

 

 

 

Dúvidas pelo e-mail: guilherminoatividades@gmail.com / aqui pelo blog no final da página / pelo Zap no grupo da sala. 

 

 

 


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