7º ano
8º Relembrando...para atividades futuras !!
NOTÍCIAS
A notícia é um dos principais tipos de textos jornalísticos existentes e tem como intenção nos informar acerca de determinada ocorrência. Trata-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação em geral, seja na televisão, em sites pela internet ou impresso em jornais e revistas. As características de uma notícia são: linguagem simples e formal, clara, objetiva e precisa. Relata fatos que interessam o público em geral, com fatos atuais.
A ESTRUTURA DA NOTÍCIA
A estrutura da notícia é denominada pirâmide invertida, pois caracteriza-se por apresentar, logo no primeiro parágrafo, a principal e mais relevante informação. Este primeiro parágrafo é chado de lide e nele são expostos traços peculiares condizentes ao fato, buscando expor as informações básicas relacionadas às seguintes questões que veremos a seguir:
O quê? |
O que
aconteceu? Contar os fatos de forma objetiva |
Quem? |
Quem são os
envolvidos no fato exposto |
Onde? |
Em qual ou
quais lugares aconteceram os fatos |
Quando? |
Qual a data
e horário do ocorrid? |
Como? |
Dar o
máximo de detalhes possíveis de como tudo aconteceu |
Por quê? |
Quais as
causas que levaram ao acontecimento dos fatos ocorridos |
AS PARTES DE
UMA NOTÍCIA
Ø MANCHETE
(TÍTULO PRINCIPAL) – Geralmente é escrito de forma bastante
evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
Ø SUB TÍTULO (TÍTULO AUXILIAR) – Serve como
um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de
torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.
Ø LIDE – É o primeiro parágrafo e nele são
expostas as informações que mais despertar a atenção do leitor para continuar
com a leitura do texto. Busca responder as principais perguntas. Esta
estratégia é bastante utilizada em jornais devido ao seu caráter informativo e
por poder levar informações rápidas e claras ao leitor.
Ø CORPO DA NOTÍCIA – Trata-se da informação propriamente dita, o texto, com a exposição mais detalhada dos acontecimentos mencionados. Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, os parágrafos seguintes apresentam os outros acontecimentos sempre em ordem decrescente de relevância. As informações realmente necessárias para o entendimento dos fatos são priorizadas.
Outras informações com detalhes mais importantes vem logo em seguida, como a causa do acontecimento, o desenrolar dos fatos e as consequências do mesmo. Tais informações já são mencionadas no lide, no entanto, elas são apresentadas novamente com mais detalhes. Em uma notícias, os eventos são apresentados pelo interesse, na perspectiva de quem conta e pelo o que o leitor pode considerar mais importante.
VERACIDADE DOS FATOS E IMPESSOALIDADE
A notícia é
um relato de uma série de fatos verídicos e não deve, de maneira alguma,
apresentar informações incertas ou mentirosas. O texto deve ser o mais
impessoal possível, contando com informações concretas que podem ser
comprovadas através de entrevistas com as testemunhas, fotos ou filmagens. Tais
detalhes asseguram ao leitor a veracidade dos fatos.
A linguagem
jornalística deve:
prezar imparcialidade, neutralidade sobre aquilo
que relata;
o uso de terceira pessoa, sempre;
verbos no modo indicativo;
ausência de opinião e não usar adjetivos que possa dar impressão de subjetividade.
A linguagem do jornal é coloquial, isto é, mais
próxima à maneira como falamos, mas é necessário atentar para as regras
gramaticais. Isto ocorre intencionalmente, pois o objetivo é se aproximar e
se adequar ao leitor, buscando uma comunicação mais eficiente.
Vamos entender na prática, lendo notícias
TEXTO I
Brasil
enfrentou grandes blecautes em 1985 e 1999
Mais
de 10 estados brasileiros sofrem apagão e cidades inteiras ficam no completo
escuro por horas
12 NOV2009
08h03
atualizado
às 08h05
O apagão que atingiu nove Estados brasileiros na noite desta terça-feira
(10) repete duas crises no setor enérgico registradas na história recente do
País. Em 1985 e em 1999, a população viu-se mergulhada na escuridão após o
Brasil enfrentar problemas no setor elétrico. Abaixo, saiba mais sobre as
causas e consequências dos problemas no setor:
1999
Dez estados e o Distrito Federal foram atingidos pelo blecaute
que ocorreu por volta das 22h do dia 11 de março de 1999, e é tido como o maior
já enfrentado pelo Brasil. Quatro horas foram necessárias para que a energia
fosse restabelecida, o último Estado a voltar a ter energia foi São Paulo.
Cerca de 60 milhões de pessoas ficaram sem luz, grande parte delas nas regiões
Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A primeira explicação para o
caos dada pelo governo foi um raio que teria atingido uma subestação na cidade
de Bauru, no interior de São Paulo. Algum tempo depois, porém, a capacidade
energética do País foi colocada em cheque. A grande dependência na energia
produzida por hidrelétricas foi apontada como a grande responsável pela crise
que se instalou no País e deu origem ao racionamento de energia que teve início
em 2001. Especialistas alertavam desde 1997 para o fato de que o nível dos
reservatórios de água no Brasil vinham baixando por conta da falta de chuvas e
já previam que o sistema elétrico sofreria um caos.
Falta de Luz
Um apagão atingiu pelo menos os Estados de São Paulo, Minas
Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do
Sul, Paraná e Espírito Santo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison
Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das
linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de
potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia
consumida no Brasil e abastece 87,3% do
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/ons-apagao-teve-mesma-grandeza-ou-foi-maior-que-em-1999,54380c79c08ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
acesso em 22/05/2020 as 13h
TEXTO II
SP: Vice-governador diz que estado
amplia leitos para evitar colapso
Do UOL, em São Paulo 22/05/2020 08h29 Atualizada em
22/05/2020 10h55
O
vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), disse hoje que o estado
está ampliando o número de leitos hospitalares em razão da pandemia do novo
coronavírus para evitar o colapso do sistema de saúde e a implementação de
medidas mais duras, como o lockdown, mas não descartou a adoção delas caso haja
necessidade.
Segundo
ele, só na semana que vem mais de 400 leitos de UTI's na capital e na Grande
São Paulo devem ser abertos.
"Se
for necessário endurecimento em algumas regiões, flexibilização em outras, ou
até manutenção, não tenho nenhuma dúvida de que o governador continuará com
esse trabalho para salvar vidas", continuou Garcia, acrescentando que
"vidas a gente não ressuscita, a economia a gente trabalha para
ressuscitar depois".
São Paulo é o epicentro do coronavírus no país. Desde o início da pandemia, 73.739 casos e 5.558 mortes foram registradas.
Acima temos duas notícias, uma
ocorrida entre os anos de 1985 e 1990, nenhum de vocês ainda havia nascido, a
outra da data atual, vejamos
Preencha
o quadro (reproduzindo em seu caderno)
Em relação ao fato, responda justificando |
TEXTO I |
TEXTO II |
Qual é o mais apropriado
para o momento? |
|
|
Qual seria mais lido? |
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Qual apresenta impacto mundial? |
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Em qual deles não afeta a
sobrevivência humana? |
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Em relação a estrutura da notícia, responda
justificando |
TEXTO I |
TEXTO II |
Qual o tipo de linguagem usada
pelos textos? |
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|
Qual o fato apresentado? |
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|
Qual dos textos apresenta
subtítulo? |
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Retire de cada um dos textos dois
verbos no indicativo. |
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Quando aconteceram os fatos? |
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Qual dos textos apresenta uma linguagem
em 3ªpessoa? |
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Qual das duas é mais próxima de nós
leitores? |
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Por que aconteceram os fatos
mencionados? |
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O que é preciso para ser um bom
jornalista e não sair por ai divulgando qualquer notícia? Veja os quatro passos
principais!
- Observar – sempre ter um olhar curiosos,
fazer perguntas...
- Investigar
–
procurar respostas para as perguntas que você fez e encontrar boas fontes,
fontes confiáveis e adequadas.
- Registrar – anote, fotografe, grave,
filme, desenhe, mas não deixe de registrar as informações obtidas.
- Criar – contar da melhor forma de
acordo com a história, cada história tem a melhor forma de ser contada. E
busque ligar os fatos, para que eles fiquem ordenados de acordo com a
linha cronológica da história.
2.
Crie uma notícia imaginando a volta as aulas.
O QUE É FAKE NEWS???
Você já caiu em uma fake news? Conhece alguém que não verifica a fonte e compartilha as notícias? Já parou para pensar que nas redes sociais há muitos links e sites que se dedicam as notícias falsas?
Fake News é o termo em inglês para notícias falsas. Por isso é muito importante que quando chegar ao seu conhecimento uma notícia que pareça duvidosa, ou que você está em dúvidas sobre a sua veracidade, pesquise em sites confiáveis.
Você sabia
que a Rede Globo de televisão já publicou uma notícia fake?? Vamos ler a
notícia abaixo da data de
Em 1990, Globo caiu em trote e divulgou notícia falsa em rede
nacional
Muitos anos antes das mais variadas
fake news assolarem as redes sociais e o WhatsApp, a Rede Globo foi vítima de
um trote e divulgou uma notícia falsa em rede nacional há 29 anos, em 1990. O
caso, que por pouco não foi divulgado no Jornal Nacional, não ficou impune e
provocou a demissão de nove jornalistas.
No dia 1º de setembro daquele ano, às
18h30, a emissora noticiou que 60 brasileiros, 20 dos quais da cidade mineira
de Governador Valadares , teriam sido presos tentando entrar clandestinamente
nos Estados Unidos, através da fronteira com o México
Mas tudo não passava de um trote de duas
repórteres da sucursal de Governador Valadares do jornal Hoje em Dia, que
ligaram para a TV Leste, afiliada global naquela localidade, e passaram a
informação falsa.
De acordo com matéria da Folha de
S.Paulo de 6 de setembro de 1990, a brincadeira, evidentemente, era para ficar
restrita à TV Leste. "Quando viram na televisão a notícia, em uma chamada
para o Jornal Nacional, as duas repórteres entraram em pânico e avisaram a TV
Leste, que passou o pânico para frente", informou a reportagem. "A
notícia foi barrada a tempo de não entrar no JN", completou o texto.
O jornal procurou Alberico Souza
Cruz, então diretor de jornalismo da Globo, que não foi encontrado para
comentar a notícia.
Ainda de acordo com a publicação, a
Globo tentou checar a notícia, mas não conseguiu. Sem internet para agilizar o
processo (até mesmo ligações telefônicas eram difíceis de serem feitas em
algumas ocasiões naquela época), a emissora tinha apenas o telex enviado pelas
repórteres para a TV Leste, que seria assinado pela Polícia Federal.
(...)
A ideia original dos jornalistas da
Globo era divulgar a informação no Jornal Hoje, na hora do almoço. Mas a TV
Leste não conseguiu enviar imagens para o Rio de Janeiro. Algumas horas depois,
mesmo sem qualquer confirmação, regra número um do jornalismo, o Brasil inteiro
ficou sabendo do fato, que, evidentemente, não teve grande repercussão
justamente pela falta de algo como as redes sociais. Tanto que a própria Folha
divulgou a história somente alguns dias depois.
Mesmo assim, o caso não ficou impune:
as duas repórteres do Hoje em Dia foram demitidas. De acordo com a Folha,
também aconteceram sete demissões no departamento de jornalismo da Globo no Rio
de Janeiro. "Na distribuição de responsabilidades, a TV Leste afirma que a
Globo vacilou ao dar a informação não-checada, e a TV Globo de Belo Horizonte,
de propriedade da rede, joga o problema nas costas da TV Leste e do Hoje em
Dia", finalizou o texto.
Texto adaptado para a aula.
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-1990-globo-caiu-em-trote-e-divulgou-noticia-falsa-em-rede-nacional-29306 acesso em 26/05/2020 as15:27
Exercícios:
- Relate aqui uma notícia
fake que você já públicou em alguma das suas redes sociais.
- Elabore uma notícia fake
sob o tema Covid-19.
- Pense em alguma coisa que
deixe você e sua família bem chateados, e elabore uma manchete fake news
para esse assunto.
- Busque na internet uma
notícia e as fontes para provarem que ela é verdadeira.
- Em se tratando de
whatsapp sempre tem uma corrente para compartilhar que normalmente é fake
news. Agora é sua vez de inventar uma corrente fake.
É muito
importante lembrar que fake news é muito prejudicial a nossa vida, ela pode
acabar desastrosamente de várias formas com a saúde física e mental das
pessoas. Aqui a produção das fakes news é pura e inteiramente para que se entenda
do assunto, de forma educacional, e a professora Thiara é extremamente contra
esse tipo de texto, as professoras que trabalham com este blog abominam as fake
news. Compartilhe apenas o que for verdadeiro, compartilhe aquilo que você sabe
e viu. Compartilhe coisas boas.
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